Como saber se tenho problemas de má circulação? O sistema circulatório é formado por uma rede de vasos sanguíneos onde estão localizadas as artérias , que são responsáveis por transportar sangue rico em oxigênio do coração para os tecidos e órgãos, bem como as veias que são responsáveis por transportar o sangue de volta para o coração Enquanto pequenos vasos sanguíneos conectando pequenas artérias com veias do mesmo tamanho também estão presentes.
O correto funcionamento de tudo isso é transcendental para a saúde, portanto será necessário estar atento aos problemas que se desenvolvem nela.
Especialistas concordam que problemas no sistema circulatório são frequentes e, se não forem tratados a tempo, podem causar complicações complexas, como alargamento das paredes das artérias , chamado de aneurisma; ou aterosclerose, uma doença na qual se acumulam placas de gordura, cálcio, colesterol e outras substâncias encontradas no sangue . Em sintonia, os coágulos sanguíneos representam outro dos problemas de circulação, gerando trombose venosa profunda e embolia pulmonar.
Por outro lado, o sistema circulatório pode apresentar doença da artéria coronária e doença da artéria carótida , definidas como condições que envolvem o estreitamento ou bloqueio de uma artéria devido ao colesterol alto.
Nessa mesma linha, a doença de Raynaud também colocará a saúde do paciente em cheque, pois fará com que os vasos sanguíneos se estreitem quando a pessoa estiver estressada ou com frio.
Em sintonia, os profissionais afirmam que os acidentes vasculares cerebrais representam um dos problemas mais frequentes que ocorrem no sistema circulatório , onde o fluxo de sangue que corre para o cérebro é interrompido. Enquanto, por outro lado, as varizes também serão um sinal de problemas circulatórios, ao mesmo tempo que a vasculite.
O que causa a má circulação?
As causas dos problemas no sistema circulatório são das mais variadas naturezas, como genética, doenças cardíacas, lesões, uso de drogas. Embora existam pacientes que são mais propensos a problemas nas artérias , alterando o fluxo de sangue . Consequentemente, idade, tabagismo e história familiar serão fatores de risco.