Como eliminar piolhos em crianças?

Fonte: CENÁRIOMT

Como eliminar piolhos em crianças?
Como eliminar piolhos em crianças? FOTO:PIXABAY

Como eliminar piolhos em crianças?  Eles não devem causar muita preocupação porque não causam sintomas significativos além da coceira, mas é aconselhável saber como tratá-los para eliminá-los completamente e não perpetuar o problema.

Os piolhos são insetos tão pequenos quanto uma semente de gergelim e seus ovos, as lêndeas, ainda menores. Eles vivem na cabeça das pessoas e se alimentam de seu sangue . O principal incômodo é que causam coceira no couro cabeludo e se reproduzem rapidamente. Mais de 3.000 espécies deste inseto são conhecidas, mas os humanos podem ser infestados por três tipos de piolhos:

  • A do corpo (Pediculus humanus corporis)
  • O dos púbis (Pthirus pubis) ou caranguejos
  • Aquele com a cabeça ( pediculus humanus capitis).

Esta última é, pela sua elevada prevalência, a que nos preocupa (afecta 3% nos países industrializados, mas nas escolas pode ser superior a 25%).

O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE PIOLHOS?

Os piolhos não pulam ou voam, eles são transmitidos por contato direto de pessoa para pessoa, especialmente em crianças. Isso ocorre porque as crianças muitas vezes têm suas cabeças juntas enquanto brincam. Alguns fatos sobre piolhos são:

  • A idade de afetação máxima é entre 2-12 anos.
  • Os piolhos humanos não infestam outros animais e vice-versa.
  • Ao contrário dos piolhos do corpo, os piolhos nunca agem como transmissores de outras doenças.
  • Eles precisam sugar sangue humano (hospedeiro) várias vezes ao dia para sobreviver (eles são parasitas).
  • Fora do couro cabeludo sobrevivem entre 6-48 horas.
  • Eles não têm asas (eles não voam).
  • Eles não saltam, mas se movem com facilidade e rapidez, especialmente em cabelos secos (6-30 cm por minuto).
  • Um piolho adulto vive entre 23 e 60 dias.
  • Um piolho fêmea produz 7-10 ovos por dia.
  • Os ovos (lêndeas) são depositados próximo ao couro cabeludo (3-4 mm da raiz do cabelo), e ficam presos por uma substância insolúvel em água.
  • O piolho jovem (ninfa) leva entre 8 a 10 dias para eclodir e outros 12 dias para se tornar adulto, reiniciando o ciclo de vida.

COMO SABER SE SEU FILHO ESTÁ INFESTADO DE PIOLHOS?

O sintoma mais frequente é comichão na cabeça e coçar o cabelo , embora existam crianças que podem ser assintomáticas (pode demorar entre 4-6 semanas a aparecer após a infestação). As áreas típicas de coçar estão atrás das orelhas, na parte de trás do pescoço e no topo da cabeça.

O piolho morde e sua saliva é o que causa a coceira devido à reação imunológica da pele à picada. Se coçarmos muito podemos produzir lesões (escoriações) que podem se tornar superinfectadas.

O diagnóstico confiável é a observação direta do piolho vivo , embora isso possa ser difícil devido à velocidade com que se movem (6-30 cm por minuto) e porque se escondem da luz. Será mais fácil localizá-lo no cabelo molhado.

É mais comum diagnosticar a infestação pela presença de lêndeas , pois em cada infestação há 8 a 12 piolhos vivos, mas até 100 lêndeas. Não confunda lêndeas com caspa ou produtos de descamação epitelial (as lêndeas estão presas, a caspa não).

As lêndeas medem 0,8 milímetros e são ovais . Recém-postas, sua cor é esbranquiçada , mas escurecem à medida que o inseto se desenvolve em seu interior. Após a eclosão, tornam-se brancas ou cinza-esbranquiçadas novamente. Normalmente, a fêmea põe um por cabelo, mas pode acontecer que piolhos de gerações diferentes ponham ovos no mesmo cabelo, que estarão separados uns dos outros por alguns centímetros.

QUE OUTROS SINTOMAS OS PIOLHOS PODEM CAUSAR?

Às vezes, raramente, os seguintes sintomas podem ocorrer:

  • Dor de cabeça (dor de cabeça).
  • Irritabilidade.
  • febre baixa
  • Poliadenopatias (múltiplos nódulos inchados).
  • Erupção cutânea (erupção cutânea rosa) na parte de trás do pescoço.
  • Mal estar, incomodo geral.

POR QUE AS MENINAS TÊM MAIS PIOLHOS DO QUE OS MENINOS?

De acordo com o estudo IX Cinfasalud Study: “Percepção e hábitos de mães e pais espanhóis em relação à pediculose”, crianças e adolescentes em idade escolar correm maior risco de contrair pediculose do que os adultos devido ao seu comportamento social de maior contato .

As meninas são mais prováveis ​​do que os meninos , pois sua forma de se relacionar leva a um contato direto mais frequente e prolongado . Além disso, o comprimento do cabelo pode favorecer a transmissão ao assumir uma maior superfície de contato. 

As meninas também costumam trocar chapéus ou acessórios de cabelo , que é a segunda via mais comum de infecção. Há evidências de que os piolhos são mais comuns em cabelos finos do que em cabelos mais grossos, como cabelos cacheados.

COMO ELIMINAR PIOLHOS EM CRIANÇAS?

A primeira vez que uma criança tem piolhos pode causar um rebuliço em casa, mas hoje em dia é tão comum que os pais já não se surpreendem, embora seja um incômodo e seja conveniente saber como eliminá-los.

Os piolhos morrem com o tratamento adequado. No entanto, eles podem retornar se isso não for feito corretamente, completamente ou a fonte de contágio não for corrigida. Se apesar de tudo persistirem, deve-se considerar que pode haver padrões locais de resistência ao tratamento.

O tratamento deve ser aplicado no mesmo dia em que a infestação for descoberta, seguindo as instruções de uso

Se você verificou que seu filho tem piolhos, aplique o tratamento seguindo as instruções ao pé da letra, que na maioria dos casos exige uma segunda aplicação após 7 ou 10 dias.

As crianças devem ser tratadas adequadamente no dia em que a infestação for descoberta. Não trate alguém que não esteja infestado. Verifique as regras da escola ou creche a esse respeito. E lembre-se que não é falta de higiene.

O QUE INCLUI O TRATAMENTO:

  1. Medicamentos (pediculicidas).
  2. Remoção mecânica de piolhos e lêndeas.
  3. Medidas ambientais para prevenir a reinfestação.
  4. 24 horas após o tratamento, a criança pode retornar à escola.
  5. Também podemos lavar roupas, toalhas, chapéus, lençóis, travesseiros. .. com água quente a 60ºC, usar o aspirador em objetos não laváveis ​​ou guardá-los em sacos plásticos por um período mínimo de 10 dias, embora este tipo de medidas tenha sido recentemente objeto de controvérsia.

A droga de escolha é permetrina 1% creme ou loção ou dimeticona. Deve ser aplicado seguindo as instruções contidas na bula, nos cabelos secos, sem lavar os cabelos ou usar creme amaciante, devendo-se sempre proteger os olhos e as mucosas.

Por outro lado, a remoção mecânica das lêndeas dos piolhos é a melhor opção sempre que possível e especialmente se os medicamentos não funcionarem.

A caixa de lêndeas deve ser sempre aplicada nos cabelos úmidos. Se colocarmos amaciante no cabelo, é possível que facilite o penteado repetido. Pode ser útil umedecer o cabelo com uma mistura de água e vinagre branco em partes iguais ou 3-5% de ácido acético. O ácido facilita o desprendimento da lêndea da raiz do cabelo.

Siga-nos no Facebook Twitter para se manter informado com as notícias de hoje!

Jornalista apaixonada por astrologia, bem-estar animal e gastronomia. Atualmente, atuo como redatora no portal CenárioMT, onde me dedico a informar sobre os principais acontecimentos de Mato Grosso. Tenho experiência em rádio e sou entusiasta por tudo que envolve comunicação e cultura.