Como ativar o colágeno da pele? O colágeno é a proteína mais importante do nosso corpo e também a mais abundante. Sua função é fundamental, pois ajuda a moldar os tecidos, sustentá-los. Sem colágeno, todos os tecidos do corpo, inclusive a pele, perdem firmeza.” Como você pode ver, você tem motivos para começar a tomar colágeno .
E é que a partir dos 30 anos a síntese de colágeno e sua qualidade são reduzidas . Além do fato de que, se houver uma dieta rica em carboidratos, o colágeno fica rígido e pouco flexível, nossa pele parece mais velha e começamos a ter mais consciência da idade.
Isso também pode te interessar: Você sabe quais são os benefícios mais importantes do colágeno hidrolisado?
Há muitas maneiras de estimulá-lo e tentar aumentar sua quantidade e qualidade, diz o especialista. Vamos focar no mais natural. Por exemplo, os alimentos e os exercícios que você pode fazer.
Ensinamos abaixo como ativar essa substância tão valiosa para a pele.
Quais alimentos são ricos em colágeno?
Como dissemos, o colágeno é uma proteína que é formada a partir de aminoácidos ingeridos de fontes alimentares. Quando a ingestão de proteínas e a eficiência com que os recursos do metabolismo humano são utilizados diminuem, o conteúdo de colágeno da pele é reduzido, sua rigidez aumenta e sua solubilidade diminui.
Portanto, a dieta é um fator muito importante a ser levado em consideração para estimular a ativação do colágeno. Estes são os alimentos que mais contribuem para ativá-lo:
- Alimentos ricos em vitamina C. Morango, kiwi, limão, laranja, toranja, pêssego, goiaba, groselha… São muito ricos nessa vitamina, que está relacionada à formação de colágeno. De fato, qualquer suplemento de colágeno deve ser acompanhado de vitamina C para melhorar sua eficácia.
- Aminoácidos. Eles são definidos como compostos que formam proteínas e desempenham um papel fundamental na formação do colágeno junto com a vitamina C. De fato, a combinação de ambos o torna mais eficaz. Os aminoácidos mais relevantes são a lisina e a prolina. A primeira pode ser encontrada tanto em alimentos de origem animal ( carnes magras, peixes ou laticínios ) quanto no reino vegetal ( leguminosas ). A prolina é o aminoácido fundamental na clara do ovo.
- Alimentos ricos em enxofre. Este é um mineral intimamente relacionado a doenças de pele e também está diretamente envolvido na formação de colágeno. É essencial para o corpo e, portanto, não deve faltar na dieta. É encontrado em alimentos como aipo, alho e cebola . Os dois últimos são fáceis de adicionar a qualquer refeição e são considerados fundamentais em ensopados ou pratos da dieta mediterrânea, considerada uma das mais saudáveis do mundo.
- antioxidantes. Podemos destacar o licopeno como o fitoquímico mais relacionado ao colágeno devido ao seu papel protetor na degradação do colágeno. Este antioxidante é o que dá a cor vermelha a alimentos como beterraba, tomate, framboesa ou amoras .
Exercícios específicos para ativar o colágeno do rosto
Outra das formas mais naturais de ativar o colágeno da pele e, em particular, do rosto, é fazer exercícios específicos de ioga facial , uma série de exercícios que ajudam a tonificar os músculos da região e reduzir a presença de sinais de idade, explicam-nos da Facialderm. Recomendamos alguns deles:
Exercícios para a testa : Feche os punhos e massageie a testa do centro para as têmporas com a parte da mão que vai dos nós dos dedos até as pontas dos dedos.
Exercícios para as maçãs do rosto : Com a cabeça erguida e sem mover o pescoço, mova os lábios e a mandíbula, assim como o resto do rosto, de um lado para o outro. Com a mão, estique a bochecha e segure por 10 segundos. Repita este exercício 5 vezes em ambos os lados.
Exercícios para o contorno dos olhos : abaixe as pálpebras e deixe os olhos semicerrados. Olhe para um lado por 5 segundos, depois para o outro. Abra os olhos, olhe para cima por 5 segundos e depois para baixo por mais 5. Por fim, faça um círculo com os olhos.
Exercício para ativar o colágeno da pele
É mais um dos grandes aliados para a síntese de colágeno. Além de realizar trabalho cardiovascular, também é recomendável combiná-lo com exercícios de força, duas a três vezes por semana, por pelo menos meia hora. Você pode fazer esses exercícios com o peso do corpo (agachamento, passadas, flexões, pranchas, etc.), com material de resistência ou na academia com máquinas. Comece com pesos baixos no início e, se possível, peça conselhos a um personal trainer sobre como fazer bem os exercícios e não se machucar.
Siga-nos no Facebook e Twitter para se manter informado com as notícias de hoje!