Os especialistas dizem que comer frutas com casca faz bem e o CenárioMT vai responder os motivos de tal afirmação. Maçãs, pêras, ameixas, cenouras, batatas, pepinos ou rabanetes são exemplos de frutas e vegetais cuja casca é perfeitamente comestível , mas muitas pessoas os descascam antes de comê-los .
Um costume que deve mudar por dois motivos. A primeira é que a casca dos vegetais contribui com muitos nutrientes para a dieta, a ponto de, por exemplo, comer a fruta com casca pode fazer diferença para atingir a quantidade diária recomendada de fibras (25 g).
E a segunda, não menos importante, é que a casca descartada de frutas e vegetais contribui para as mudanças climáticas. Frutas e vegetais são fontes ricas de vitaminas, minerais, fibras e muitos fitoquímicos (produtos químicos vegetais), incluindo antioxidantes (substâncias que protegem as células).
Estima-se que uma baixa ingestão de frutas e vegetais cause um quinto dos cânceres gastrointestinais , um terço dos ataques cardíacos e um décimo dos derrames . A Organização Mundial da Saúde sugere que 3,9 milhões de mortes por ano estão relacionadas ao baixo consumo de frutas e vegetais.
Leia também: Smoothies de frutas: uma boa alternativa para sua dieta?
Quantas frutas e legumes você deve comer por dia?
A OMS recomenda comer um mínimo de 400 g de frutas e vegetais por dia , o que equivale a 5 porções por dia. O conselho é consumir 3 peças de fruta por dia e 2 porções de vegetais (uma delas crua para conservar melhor os nutrientes).
Quais são os nutrientes da casca das frutas e vegetais?
Frutas e vegetais são essenciais na dieta porque fornecem nutrientes básicos (vitaminas, minerais, fibras e fitoquímicos) que previnem doenças. Parte relevante desses nutrientes é encontrada na pele, principalmente fitoquímicos biologicamente ativos, como flavonoides e polifenóis , que possuem propriedades antioxidantes e antimicrobianas.
Encontramos vitamina C, riboflavina e minerais como ferro e zinco encontrados na casca de sete tubérculos: beterraba, mostarda silvestre, cenoura silvestre, batata-doce, rabanete, gengibre e batata branca.
Veja o comparativo abaixo:
Uma maçã com casca fornece mais dos seguintes nutrientes do que a mesma fruta descascada:
- 15% mais vitamina C.
- 267% mais vitamina K.
- 20% a mais de cálcio.
- 19% mais potássio.
- 85% mais fibra.
Comer fruta com casca faz bem ao meio ambiente
Kirsty Hunter aponta em seu artigo no The Conversation que outro motivo para comer frutas e vegetais com casca são os benefícios ambientais.
Os alimentos que não comemos, incluindo a casca desses vegetais, geram até 10% das emissões de gases de efeito estufa , pois apodrecem em aterros sanitários e liberam metano , o gás de efeito estufa mais potente.
Siga-nos no Facebook e Twitter para se manter informado com as notícias de hoje!