O uso de plantas medicinais para fins de tratamento contra inflamações é bem comum em todo mundo. Assim, muitos buscam alternativas naturais que possam atuar tão bem quanto os remédios convencionais. Dessa forma, se você quer saber qual o melhor tipo de chá para inflamação, confira as dicas que preparamos hoje!
Portanto, veja hoje, 31 de agosto, os melhores chás para tratamento de inflamações, e aprenda a forma correta de prepará-los. Ademais, lembre-se também que a utilização destes não deve substituir os tratamentos indicados pelo seu médico, e que todos eles podem oferecer efeitos colaterais, os quais também abordaremos nessa matéria.
Qual o melhor chá para inflamação? Confira as opções
A inflamação é uma resposta natural do organismo quando este é atacado por vírus, bactérias ou fungos. Assim, as substâncias inflamatórias produzidas pelo corpo, como a citocina e a prostaglandina atuam tentando inibir a causa da infecção.
Nesse sentido, algumas plantas medicinais oferecem não só propriedades anti-inflamatórias, mas também analgésicas. Portanto, confira agora as melhores opções de chá para inflamação que selecionamos para você!
Leia mais: Sistema reprodutor humano: quais doenças podem acometê-lo? Fique esperto com a sua saúde
Os melhores chás para tratamento de inflamações
Chá de hortelã
A hortelã oferece propriedades anti-inflamatórias, analgésicas e calmantes, que atuam no tratamento de problemas infecciosos como: gripes, resfriados, inflamações de garganta, dores de cabeça, infecções no intestino e cólicas menstruais.
Para preparar o chá de hortelã, basta acrescentar 1 colher de sopa de suas folhas frescas à uma xícara de água já fervida. Aguarde cerca de 10 minutos, coe e beba em seguida.
Todavia, o chá de hortelã não deve ser tomado por gestantes, lactantes, crianças menores de 5 anos e indivíduos que possuem pedras nos rins, na vesícula, hérnia de hiato ou refluxo.
Chá de gengibre
Além de oferecer uma poderosa ação antioxidante, o gengibre também possui propriedades anti-inflamatórias, que podem melhorar quadros infecciosos como: gripes, resfriados, infecções de garganta, bronquite, reumatismo, artrite e dores musculares.
Para preparar o chá de gengibre, basta ferver cerca de 2cm do tubérculo fresco junto a 200ml de água. Em seguida, retire do forno, aguarde 10 minutos, coe e beba.
Ademais, o chá de gengibre não deve ser consumido por gestantes, lactantes, crianças menores de 6 anos e indivíduos que possuem pressão alta, problemas na vesícula ou que fazem uso de remédios anticoagulantes.
Chá de cúrcuma
A cúrcuma é uma raiz que, assim como o gengibre, oferece uma potente ação antioxidante a anti-inflamatória ao organismo. Desse modo, ela combate a histamina e aumenta o nível de cortisona natural do organismo, o que pode auxiliar no tratamento de infecções de pele, respiratórias e musculares.
Você deve preparar o chá com 2 colheres de cúrcuma em pó para 1 litro de água. Deixe a mistura ferver por 10 minutos, desligue o fogo e aguarde mais 5 minutos. Por fim, basta coar e beber.
O chá de cúrcuma não deve ser consumido por mais de 1 vez ao dia e deve ser evitado por gestantes, lactantes e pessoas com alergia à cúrcuma.
Assim, esperamos que a nossas dicas possam ter ajudado você na escolha de um bom chá para inflamação. Em todos os casos, verifique sempre a indicação de consumo com um médico especialista. Ademais, se você gostou dessa matéria e quer ficar de olho em mais temas sobre saúde, acompanhe o nosso blog!
Continue aqui: Qual a função da bexiga e como cuidar bem desse órgão? Entenda tudo de uma vez