O que você sabe sobre o câncer de língua? A língua é uma estrutura muito maior na cavidade oral do que pode ser vista em sua totalidade, pois o músculo que vemos se estende até a parte posterior da garganta, chamada de região da orofaringe.
As células cancerígenas podem crescer em diferentes porções da língua, por isso pode ser considerado um câncer do pescoço como um da boca, dependendo da área afetada.
Independentemente do setor da estrutura em questão, segundo o site UK Cancer Research , a doença maligna se desenvolve nas células escamosas , estruturas que, como o nome sugere, parecem escamas e revestem o interior da pele. boca, laringe, garganta e tireóide.
Pessoas que consomem álcool regularmente, fumantes (de qualquer tipo) e pessoas infectadas com o vírus do papiloma humano são as que correm maior risco de desenvolver a doença.
Sinais e sintomas do câncer de língua:
- Manchas vermelhas e/ou brancas na língua ou na boca.
- Feridas e úlceras que não cicatrizam.
- Dor de garganta ou desconforto ao engolir.
- Sensação de que há algo preso na garganta.
- Dor na língua.
- Problemas para mover a língua ou a mandíbula.
- Caroço na língua.
- Sangramento da língua sem motivo aparente.
- Dormência da boca.
O prognóstico do tratamento dependerá inteiramente do estágio da doença. Por isso, a recomendação é consultar um médico caso um ou mais desses sintomas o incomodem ou suscitem dúvidas.
Siga-nos no Facebook e Twitter para se manter informado com as notícias de hoje!