Beber água com limão em jejum faz bem?

Fonte: CENÁRIOMT

Beber água com limão em jejum faz bem
Beber água com limão em jejum faz bem

É,sem dúvida, uma das crenças mais populares relacionadas à nutrição: Beber água com limão em jejum faz bem?

São muitos os que o fazem, devido ao seu efeito depurativo e à sua capacidade de regular o trânsito intestinal.

Por esse motivo, nos perguntamos se realmente tem efeitos positivos para o nosso corpo ou se realmente estaríamos diante de um falso mito nutricional.

Beba água em jejum, com ou sem limão

Na opinião do farmacêutico, é uma boa opção beber água, vital para o nosso corpo, com o estômago vazio. Habilita-nos, sim, que o possamos beber sozinho, com infusões de plantas ou frutos.

Entre seus benefícios, ele cita que nos ajudará a distrair a fome, além de dar uma mãozinha na hora de eliminar possíveis toxinas com mais facilidade se você quiser, além de perder peso, fazer uma cura detox.

Ele também explica que a água em nível de energia não traz nenhum benefício, mas, no entanto, ajudará a regular o trânsito intestinal, como mencionamos.

E se adicionarmos limão?

Na opinião de Meritxell Marí, fornecemos ao corpo vitamina C extra, que pode ser eficaz na estimulação do sistema imunológico. “O principal benefício que o limão proporciona é o teor de vitamina C , cujo poder antioxidante é muito valioso para o nosso organismo”, conta ainda Mar Sieira.

“Ao adicionar o limão, essa água, embora um tanto ácida, ao chegar ao estômago alcaliniza o corpo. Equilibra o PH do organismo, embora o limão seja ácido, realmente é considerado um alimento alcalino, uma vez metabolizado em nosso organismo torna-se alcalino”, explica.

Além disso, ele reidrata o corpo fornecendo eletrólitos, e pela manhã é o melhor momento para reidratar depois de toda a noite. A reidratação depois de toda a noite é o melhor momento para reduzir a fadiga adrenal, não devemos esquecer que quando nos levantamos é quando os níveis de cortisol são mais altos, o que pode causar estresse ou fadiga

Um extra é que pode nos dar energia e melhorar nosso humor, já que o cheiro de limão melhora nosso humor , ajuda a clarear a mente e reduz a ansiedade.

É melhor, sim, apostar no uso de água morna . “O corpo vai absorver melhor, já que está em uma temperatura mais parecida com a do aparelho digestivo.”

Estamos diante de um mito?

Mesmo assim, a verdade é que a própria Meritxell Martí nos explica que existem nutricionistas que questionam alguns desses benefícios e apontam que beber água pura pela manhã pode ter o mesmo efeito, a água também pode reidratar o corpo.

Seria apenas uma questão de procurar uma opção mais agradável, menos ‘sem graça’, acrescentando limão. Em relação à melhora do trânsito intestinal, muitos especialistas em Nutrição indicam que o mesmo efeito também é obtido ingerindo apenas água.

Também existem opiniões contraditórias sobre como a água de limão ajuda a alcalinizar nosso corpo. A dieta alcalina ou dieta do pH busca aumentar o pH do corpo com alimentos que afetem a acidez do nosso corpo, pensando que as frutas e verduras ajudam a limpar o nosso corpo fazendo a alcalinização dele.

Nada disso tem respaldo científico.Deve-se notar que nosso corpo é responsável por regular o pH do corpo por meio de seus próprios processos de homeostase e não pode ser alterado por meio de alimentos.

Propriedades do limão

Não há dúvida de que estamos diante de um alimento com inúmeras propriedades nutricionais. Como nos diz Meritxell Martí, o limão é “uma boa fonte de vitamina C, além de vitamina B, potássio, cálcio, magnésio, fósforo, ferro e fibras”. Suas funções incluem, por exemplo, melhorar a absorção de ferro, bem como a resistência a resfriados e estimular o sistema imunológico .

“Os benefícios do limão se devem ao seu teor de vitamina C. A vitamina C, além de auxiliar o sistema imunológico, também contribui para o desenvolvimento do colágeno, auxilia na absorção do ferro e também possui caráter antioxidante. Se a nossa alimentação não for suficientemente variada, claro que poderia ser melhorada com o consumo deste citrino”, diz-nos Sara Álvarez , co-fundadora e criadora da metodologia RETO48.

Possíveis contra-indicações

O ácido do limão pode causar manchas no esmalte dos dentes e por isso é aconselhável enxaguar a boca depois de beber e beber antes de escovar os dentes. Além disso, ele acrescenta que nem todas as pessoas veem o benefício de tomar limão quando têm refluxo ou azia, e podem até achar que causa mais azia.

E é que a acidez dessa fruta pode ser usada para certos distúrbios digestivos, mas também pode piorar casos de gastrite ou outros problemas como hérnia de hiato.

Outras alternativas com especiarias e plantas medicinais

Se adicionarmos canela ao nosso copo de água com limão, ajudaremos a melhorar o humor e o relaxamento. Você pode colocar um pouco de polvilhado ou um pouco de tronco em água morna. A mistura fornece energia e melhora o humor, principalmente pelo aroma desse cítrico, que ajuda a clarear a mente e diminuir a ansiedade.

A adição de gengibre fresco ralado pode obter efeitos positivos no sistema digestivo.

Finalmente, se adicionar pimenta, ela estimula o metabolismo, terá uma ação ativadora, enquanto com açafrão, uma ação antiinflamatória será observada nas articulações.

Siga-nos no Facebook Twitter para se manter informado com as notícias de hoje!

Jornalista apaixonada por astrologia, bem-estar animal e gastronomia. Atualmente, atuo como redatora no portal CenárioMT, onde me dedico a informar sobre os principais acontecimentos de Mato Grosso. Tenho experiência em rádio e sou entusiasta por tudo que envolve comunicação e cultura.