O combate à constipação nem sempre é alcançado comendo alimentos ricos em fibras.
Alguns ajudam as fezes a adquirir consistência, mas, por outro lado, ressecam as paredes do intestino, dificultando a passagem.
Leia também: Como eliminar a constipação?
A constipação também pode ser devido a causas não relacionadas à alimentação, como ter uma flora intestinal empobrecida, ter um intestino irritável ou sofrer de diabetes.
Coma bem e trate a constipação
Azeite de oliva
Há sempre uma boa razão para incluir o azeite na nossa dieta e, em termos de objetivo de acabar com a prisão de ventre, é perfeito, pois é um anti-inflamatório para o intestino, favorece o trânsito porque atua como lubrificante para os alimentos e protege a mucosa intestinal.
Iogurte
É um dos alimentos probióticos por excelência, por isso não deve faltar na sua dieta se sofre de prisão de ventre. Ele nos fornece um grande número de bactérias do tipo Lactobacillus, que demonstraram ajudar a acabar com esse desconforto, especialmente entre a população adulta.
Bananas
As bananas, especialmente as verdes, são ricas em amido, o que agrava a constipação ao secar as fezes. Mas não é necessário que você fique sem os benefícios desta fruta se você a consumir quando ela já estiver madura.
Pão branco
Escolha sempre um pão integral se sofre de prisão de ventre, pois o pão branco não fornece fibras e prejudica a flora intestinal ao empobrecê-la. Em geral, os alimentos ricos em farinha refinada não são recomendados, quer soframos de constipação ou não, além de serem mais pesados para digerir.
Ameixas com pele
A casca da ameixa é rica em fibras insolúveis, necessárias para que as fezes adquiram consistência, por isso você nunca deve descascá-la ao comer, principalmente se sofre de prisão de ventre. Além disso, sua carne é rica em sorbitol, um forte laxante, e pectinas, que fornecem fibras e ajudam o corpo a eliminar toxinas. E, claro, rica em água, muito necessária para hidratar as fezes.
Arroz branco
Se comemos arroz temos que tentar torná-lo integral, como acontece com o pão. O arroz branco perdeu a casca quando processado e não contém fibras. De fato, é um poderoso adstringente graças às altas quantidades de amido que contém, o que retarda a digestão.
Cenoura cozida
A cenoura crua é rica em fibras vegetais e nos ajuda muito a resolver o problema. Mas se a cozinharmos, torna-se adstringente com o calor, algo que também acontece com as batatas.
Picles
Não só eles nos permitem lanchar entre as refeições, mas os picles são perfeitos para não desequilibrar nossa balança. Além disso, são uma fonte de probióticos que cuidam da nossa flora intestinal e nos ajudam a acabar com a prisão de ventre. Assim, você pode evitar a constipação saboreando picles, azeitonas, banderillas ou chucrute.
Pepino com pele
Não retire a pele ao incluí-la em suas saladas ou na preparação de crudités. A pele do pepino contém fibra insolúvel, que ajuda a dar consistência às fezes, além de conter pectina e água, favorecendo o trânsito intestinal. Eles também são ricos em fibras e muito baixos em calorias.
Siga-nos no Facebook e Twitter para se manter informado com as notícias de hoje!