Sem dúvida, a diarreia é um distúrbio muito comum (e também desconfortável, pois nos faz ir ao banheiro com frequência e urgência) que pode ter um grande número de causas.
Nosso intestino pode parar de funcionar corretamente devido a uma infecção, alergia, algum tipo de intolerância alimentar ou devido aos efeitos colaterais de alguns medicamentos, como antibióticos .
A diarreia é considerada várias situações:
- O aumento do número de vezes que você vai ao banheiro.
- O número de fezes.
- A mudança na textura das fezes, ou seja, passando de uma consistência mais ou menos sólida, para uma mais pastosa ou mesmo líquida.
Embora geralmente seja um distúrbio temporário, às vezes se torna um problema crônico que gera sérios problemas de desidratação e desnutrição, como na síndrome do intestino irritável .
Para resolver o problema, é útil seguir uma dieta adstringente que nos ajude a parar a diarreia e reparar a flora intestinal. Na galeria que mostramos abaixo, reunimos 10 alimentos que você deve incluir no seu menu antidiarreico para se recuperar mais rápido e melhor.
Alimentos que ajudam a parar diarreia
Banana
Quando totalmente maduras , as bananas são mais fáceis de digerir. Além disso, fornecem potássio , um dos minerais que podem ser perdidos em grande quantidade devido a vômitos e diarreia.
Cenoura, melhor cozida
Tem um efeito adstringente benéfico que é muito útil em caso de diarreia, e também ajuda a reduzir a inflamação e relaxar as membranas mucosas do intestino.
Extra: Cozinhe-os e regue-os com um pouco de azeite e eles se tornarão uma boa entrada ou um ótimo acompanhamento.
Para beber, limonada alcalina
Normalmente, na primeira fase da diarreia , os alimentos sólidos ainda não são bem tolerados. Nesses primeiros momentos, tome líquidos. Mas não é qualquer um, os mais indicados são a água, o soro oral ou até mesmo uma solução hidratante caseira chamada limonada alcalina .
Seu preparo é muito simples: Adicione o suco de dois ou três limões a um litro de água, uma colher de chá de açúcar, uma pitada de sal e outra de bicarbonato de sódio.
Extra : Você também pode beber bebidas isotônicas . Mas tenha em mente que o conteúdo mineral excessivo pode agravar o problema em vez de resolvê-lo.
As infusões que combinam com você
Se você é daqueles que toma café com leite no café da manhã, é importante que nos dias de hoje o substitua por uma infusão de camomila ou chá de menta.
Ambas as opções aliviam a dor associada às cólicas intestinais e reduzem a frequência dos movimentos intestinais, devido às suas propriedades adstringentes.
Bônus : a infusão de casca de laranja é outro remédio eficaz para controlar os sintomas associados à diarreia.
Pão com marmelo, a meio da manhã
Você pode preparar um lanche com uma fatia de pão branco, melhor torrado, tipo biscotti . Claro, nunca integral.
Acompanha o pão com um pedaço de marmelo , o seu teor de fibras (pectina e mucilagem) e os taninos conferem-lhe a sua propriedade adstringente por excelência.
Extra : Você pode comer marmelo cozido ao natural ou marmelo doce. Embora a primeira opção seja sempre melhor.
Probióticos para repor a flora
Nos processos diarréicos, devido à torrente de água deslocada para o final do intestino, grande parte da flora que vive no cólon desaparece quando é lavada pela diarreia.
Para repor essa flora, é bom tomar iogurte .
Extra : Para restaurar a flora intestinal, não só o iogurte é útil, você também pode beber kefir .
Proteínas, melhor as do frango
Se você já notar uma leve melhora, além dos carboidratos, você pode adicionar alimentos proteicos ao cardápio . Claro, aqueles que contêm carnes magras , como frango ou peru.
Extra : Prepare um peito de frango grelhado ou cozido com um pouco de limão. É um prato perfeito, tanto ao meio-dia como ao jantar.
carboidratos na forma de arroz branco
Os carboidratos devem ser introduzidos quando os líquidos já são bem tolerados. Nessa época, já podemos incluir alimentos sólidos.
Arroz branco cozido é uma boa maneira de promover sua recuperação.
Bônus : se você ainda estiver na fase somente líquida, a água de arroz ajudará. Você pode adoçar com um pouco de açúcar e dar um toquezinho com paus de canela.
Evite peixes azuis
Um dos principais requisitos para cortar a diarreia é excluir a gordura da dieta, já que se trata de facilitar a absorção de nutrientes para o nosso intestino.
Excluímos da nossa dieta os peixes gordos como o atum ou a sardinha e optamos pela pescada ou bacalhau.
Extra : Prepare-os na grelha. Você pode acompanhá-los com algumas batatas cozidas ou um purê de cenoura.
Batatas cozidas, bons aliados
O cerne da questão é a forma como preparamos as batatas. E é isso, precisamos da energia dos carboidratos que contém, mas ao mesmo tempo temos que facilitar a digestão ao nosso organismo. Então, assar é o caminho.
Extra : Além de picado e cozido, você também pode preparar um delicioso purê de batata para acompanhar um peito de peru ou uma fatia de pescada.
Lanche uma maçã cozida
A maçã é uma das frutas mais recomendadas para parar a diarreia, pois possui propriedades adstringentes que ajudarão a devolver o trânsito intestinal normal ao corpo.
Extra: A melhor forma de consumi-lo é ralado e sem pele (para evitar fibras), e claro, assado ou cozido.
Sopa de macarrão para o jantar
Outra boa maneira de introduzir carboidratos (energia) em sua dieta adstringente é com uma sopa de macarrão.
Extra : Não aqueça muito. Para se recuperar da diarreia, os alimentos não devem estar muito quentes ou muito frios para não acelerar o trânsito intestinal.
Siga-nos no Facebook e Twitter para se manter informado com as notícias de hoje!