A constipação é definida como uma condição caracterizada pela falta de movimento regular dos intestinos, que produz defecação pouco frequente ou tensa, geralmente com fezes escassas e duras.
Isso pode afetar milhares de pessoas ao redor do mundo, pois dependerá de alguns hábitos que colocamos em prática inconscientemente e sobre os quais falaremos a seguir. Portanto, se você deseja enfatizar a saúde do seu estômago, convidamos você a prestar atenção em alguns maus comportamentos.
Sabemos que a frequência normal de defecação varia entre as pessoas, de algumas vezes ao dia a três vezes por semana e que pode ser considerada um distúrbio, dependendo se altera ou não a qualidade de vida.
É por isso que, na presença desse problema de saúde, será necessário iniciar exames médicos para descobrir os motivos e ver quais tratamentos seguir. Consequentemente, convidamos você a aprender sobre os hábitos que causam constipação.
Saiba quais hábitos causam constipação
Em primeiro lugar, será importante evitar ser sedentário. É que a falta de atividade física desencadeará danos à saúde e favorecerá a prisão de ventre, causando problemas na hora de evacuar. Nesse contexto, a oxigenação entra em cena, perdendo essa capacidade e prejudicando o sistema digestivo.
Outro dos hábitos a ter em conta será centrado na alimentação. Segundo especialistas, não consumir fibra suficiente será uma das causas da constipação.
É que esses alimentos são essenciais porque vão ajudar o sistema digestivo a absorver melhor os nutrientes. Consequentemente, a saúde será beneficiada com a ingestão de mamão, trigo, espinafre, cenoura, pepino e brócolis, entre outros.
Finalmente, o terceiro dos hábitos (e mais surpreendentes) que causarão prisão de ventre são as viagens constantes. É que não estar em casa e viajar com frequência por diversos motivos fará com que a rotina alimentar seja alterada. Diante desse cenário, o ideal é beber bastante água e evitar alimentos sólidos, fazendo com que o intestino funcione corretamente.