Como fazer fígado acebolado num almoço bem caseiro

O fígado tem vários componentes para o seu organismo!

Fonte: Lucas Rosendo

Como fazer fígado acebolado
Como fazer fígado acebolado - Foto: Canva

Olá, pessoal! Hoje vamos falar sobre um prato que divide opiniões, mas quando bem feito, conquista o paladar de qualquer um: como fazer fígado acebolado. Se você está buscando uma receita simples e deliciosa para preparar esse clássico, chegou ao lugar certo. Vamos juntos descobrir todos os segredos para deixar seu fígado acebolado irresistível!

Benefícios do fígado

Antes de mais nada, vamos falar sobre os benefícios de comer fígado. Além de ser uma ótima fonte de proteína, o fígado é rico em vitaminas A e B12, ferro e zinco. Ou seja, além de saboroso, é super nutritivo!

Ingredientes:

Para preparar um fígado acebolado de dar água na boca, você vai precisar de:

  • 500g de fígado bovino
  • 2 cebolas grandes
  • 3 dentes de alho
  • Suco de 1 limão
  • Sal e pimenta a gosto
  • Azeite ou óleo para fritar

Como fazer fígado acebolado: Passo a passo

  1. Prepare o Fígado: Comece limpando o fígado, retirando as partes mais grossas e as películas. Corte em fatias finas e tempere com suco de limão, sal, pimenta e alho picado. Deixe marinar por cerca de 30 minutos para pegar bem o sabor.
  2. Frite o Fígado: Em uma frigideira grande, aqueça um pouco de azeite ou óleo. Coloque as fatias de fígado e frite em fogo alto, por cerca de 2 a 3 minutos de cada lado. O segredo é não deixar cozinhar demais, para que o fígado não fique duro.
  3. Prepare a Cebola: Enquanto o fígado frita, corte as cebolas em rodelas finas. Reserve.
  4. Refogue a Cebola: Depois de fritar o fígado, retire-o da frigideira e, na mesma panela, adicione um pouco mais de azeite ou óleo e coloque as cebolas. Refogue até que fiquem douradas e macias.
  5. Junte Tudo: Volte o fígado para a frigideira, misturando bem com as cebolas. Deixe cozinhar por mais 2 minutos para que os sabores se misturem bem.

Dicas extras de como fazer fígado acebolado:

[-CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE-]

Não cozinhe demais: Como mencionado, o fígado deve ser cozido rapidamente para evitar que fique duro.

Corte uniforme: Tente cortar o fígado em fatias de espessura uniforme para que cozinhem por igual.

Varie nos temperos: Adicione ervas frescas como salsinha ou coentro para dar um toque especial.

Acompanhamentos Ideais

Agora que você já sabe como fazer fígado acebolado, que tal pensar nos acompanhamentos? Aqui vão algumas sugestões que combinam super bem:

Arroz branco ou integral

Purê de batatas

Salada fresca

Farofa crocante

Aprender como fazer fígado acebolado pode parecer simples, mas com essas dicas, você vai ver como pode transformar um prato básico em uma verdadeira iguaria. Então, que tal colocar a mão na massa e preparar essa delícia para o próximo almoço ou jantar? Tenho certeza de que todos vão adorar!

Gostou das dicas sobre como fazer fígado acebolado? Deixe seu comentário e compartilhe sua experiência! E não esqueça de seguir o blog para mais receitas incríveis. Bom apetite!

Jornalista, escreve diariamente para o portal CenárioMT, atua nas categorias de Jogos, receitas, astrologia e opinião. Possui experiência em produção textual e, atualmente, dedica-se à redação do CenárioMT produzindo conteúdo de alta qualidade aos nossos leitores.