Hoje nós vamos ensinar como fazer chá de mulungu para você ter um dos chás mais benéficos para a saúde em casa sempre que quiser, sem fazer esforço e principalmente totalmente saudável!
O mulungu (Erythrina mulungu) é uma planta conhecida por suas propriedades calmantes e sedativas, frequentemente recomendada para tratar insônia, estresse e ansiedade. Além disso, o mulungu, também chamado de corticeira, canivete ou bico-de-papagaio, possui ação analgésica, o que o torna eficaz no alívio de dores reumáticas e cólicas menstruais.
Geralmente, o mulungu é utilizado na forma de chá, preparado com as cascas ou folhas secas da planta. Ele também pode ser encontrado em cápsulas ou tintura. Vamos lá aprender como fazer chá de mulungu?
INGREDIENTES PARA APRENDER COMO FAZER CHÁ DE MULUNGU
- 2 colheres de chá de casca de mulungu
- 250 ml de água
COMO FAER CHÁ DE MULUNGU:
- Coloque 250 ml de água para ferver;
- Quando começar a formar as primeiras bolhas, desligue o fogo;
- Acrescente duas colheres da casca de mulungu e deixe essa mistura abafada, em infusão, por de 5 a 10 minutos, aproximadamente;
- Coe e tome o chá ainda morno.
Benefícios do chá de mulungu
De acordo com a nutricionistas, as principais aplicações clínicas recomendadas para o chá de Mulungu são:
Combate à insônia: ideal tanto para aqueles que têm dificuldade em adormecer quanto para quem acorda no meio da noite e não consegue voltar a ter um sono profundo. Suas propriedades relaxantes atuam no sistema nervoso central, promovendo um sono mais prolongado;
Redução dos sintomas de ansiedade, estresse e depressão: possui uma ação relaxante que beneficia tanto a agitação mental quanto a ansiedade física; Ação anti-inflamatória: atribuída aos fitoquímicos anti-inflamatórios presentes no Mulungu.
Contra indicações do chá de mulungu
O chá de mulungu, apesar de seus benefícios calmantes e sedativos, possui algumas contraindicações que devem ser observadas para garantir a segurança de seu consumo. Pessoas com pressão arterial baixa devem evitar o uso do chá, pois ele pode causar uma queda adicional na pressão, levando a hipotensão. Gestantes e lactantes também devem evitar o chá de mulungu, devido à falta de estudos que comprovem sua segurança nessas condições.
Além disso, o consumo após aprender como fazer chá de mulungu não é recomendado por mais de três dias consecutivos sem a orientação de um profissional de saúde, para prevenir possíveis efeitos adversos. É importante lembrar que as sementes do mulungu não devem ser utilizadas no preparo do chá, pois contêm altos níveis de alcaloides, que podem ser tóxicos. Sempre consulte um médico ou nutricionista antes de incorporar o chá de mulungu à sua rotina, especialmente se você estiver tomando outros medicamentos ou tiver condições de saúde preexistentes.
Gostou de aprender como fazer chá de mulungu? Então compartilhe esse link com seus amigos e sua família e participe da nossa comunidade do Whatsapp para aprender outras receitas!