Goiabas maduras, açúcar e água são os ingredientes básicos para preparar um delicioso doce de goiaba em casa. Com um pouco de paciência e técnica, é possível obter um doce cremoso e saboroso para comer puro, com queijo ou até mesmo para rechear bolos e tortas.
Como fazer doce de goiaba em casa?
Para começar, é importante escolher goiabas maduras e de boa qualidade. Elas devem estar macias ao toque e ter uma cor avermelhada intensa. Lave bem as frutas e corte-as em pedaços pequenos, retirando as sementes e a parte mais dura da polpa.
Em seguida, coloque as goiabas cortadas em uma panela com água suficiente para cobri-las e leve ao fogo médio. Deixe cozinhar por cerca de 20 minutos, ou até que as goiabas estejam bem macias e desmanchando. Mexa de vez em quando para não grudar no fundo da panela.
Com as goiabas já cozidas, é hora de acrescentar o açúcar. A quantidade varia de acordo com o seu gosto e a quantidade de frutas utilizadas, mas uma proporção de 1 kg de goiabas para 600 g de açúcar costuma ser suficiente. Misture bem e deixe cozinhar em fogo baixo por mais 30 minutos, mexendo sempre, até que o doce fique cremoso e solte do fundo da panela.
Se preferir um doce mais liso e sem pedaços, bata a mistura no liquidificador ou processador de alimentos antes de voltar para a panela. Deixe cozinhar por mais alguns minutos, mexendo sempre, até atingir a consistência desejada.
Por fim, é só desligar o fogo e deixar o doce esfriar antes de colocar em potes de vidro esterilizados. Guarde na geladeira por até duas semanas e sirva como preferir.
Com essa receita simples e deliciosa, você pode fazer o seu próprio doce de goiaba caseiro e se deliciar com o sabor único dessa fruta típica brasileira. Experimente!
Se você quiser fazer mais de uma receita, você pode fazer uma receita de mousse de chocolate que é uma delícia e combina perfeitamente!
Curtiu nosso conteúdo?
Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram para se manter informado com as notícias de hoje! Este é o link para entrar em nossa comunidade no WhatasApp, clique aqui.