A Semana Santa, celebração de origem católica, é ansiosamente esperada por milhões de pessoas em todo o mundo. Este período marca o fim da Quaresma, estendendo-se desde o Domingo de Ramos até o Domingo de Ressurreição, comumente conhecido como o dia de Páscoa.
Durante estes dias, várias igrejas e templos organizam atividades em homenagem aos últimos momentos do Filho de Deus na terra. Embora os rituais litúrgicos ocupem um lugar central, a ocasião também é aproveitada para reuniões familiares e com entes queridos.
Os dias mais importantes da Semana Santa
A Semana Santa é tipicamente celebrada entre março e abril, e cada dia tem um significado especial e relevante para a comunidade cristã. No entanto, um desses dias se destaca como o mais transcendental.
Domingo de Ramos
O Domingo de Ramos é o início da Semana Santa, e simboliza a entrada de Jesus em Jerusalém, onde uma multidão de pessoas o recebeu com folhas de palma ou ramos de oliveira. Neste dia, estas folhas são frequentemente abençoadas.
Quinta-feira Santa
É o segundo dia significativo, pois é quando Jesus e os apóstolos celebram a Última Ceia.
Sexta-feira Santa
A Sexta-feira Santa é o terceiro dia, e é quando se lembra a morte de Jesus na cruz, também é lembrada como a crucificação. Isso acontece pela traição de Judas, que entrega seu mestre à polícia romana e eles o crucificam.
Domingo de Ressurreição ou Domingo de Páscoa
Este é o dia mais importante da Semana Santa, já que para a Igreja Católica é a representação da transformação de Jesus. É o momento em que sobe ao céu, um dia de reflexão e fé. A ressurreição de Cristo é celebrada.