Veja que cuidados tomar quando está seco e quanta água beber

Fonte: CENÁRIOMT COM R7

Defesa Civil de Lucas do Rio Verde alerta para riscos com baixa umidade do ar e orienta a população
Céu de Brasília durante período de seca — Foto: TV Globo/Reprodução

Os dias de seca seguem castigando quem vive no Distrito Federal. Na última quinta-feira (3), Brasília registrou 16% de umidade relativa do ar, o índice mais baixo de 2023, até então. A previsão para o fim de semana é que o índice permaneça abaixo dos 20%.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a umidade ideal é em torno de 60%, acima ou abaixo desse percentual, pode haver riscos à saúde. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), neste fim de semana, o índice no DF pode chegar a 15%. Já a temperatura fica entre 11 °C e 29 °C.

Olhos coçando, nariz sangrando, pele ressecada e desidratação são alguns dos sintomas mais comuns causados pela baixa umidade desta época. Alguns desses desconfortos podem ser amenizados com boa alimentação, uma maior ingestão de água e alguns cuidados dentro de casa, segundo especialistas.

Em média, um adulto precisa beber 2 litros de água por dia. Mas a quantidade pode variar conforme o peso ou se a pessoa faz algum esporte, por exemplo. Para calcular quanto você deve beber, basta multiplicar 35 ml pelo peso do seu corpo.

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
avatar-dayelle
Jornalista apaixonada por astrologia, bem-estar animal e gastronomia. Atualmente, atuo como redatora no portal CenárioMT, onde me dedico a informar sobre os principais acontecimentos de Mato Grosso. Tenho experiência em rádio e sou entusiasta por tudo que envolve comunicação e cultura.