Ministério da Pesca participa de primeiro encontro de pescadores e aquicultores da PB

Evento reuniu lideranças do setor da pesca e aquicultura e governos federal e estadual em prol do debate de temas importantes para a categoria

Fonte: AgênciaGov

Ministério da Pesca participa de primeiro encontro de pescadores e aquicultores da PB - Foto: Divulgação/MPA
Ministério da Pesca participa de primeiro encontro de pescadores e aquicultores da PB - Foto: Divulgação/MPA

O “1º Encontro dos Trabalhadores da Pesca e Aquicultura da Paraíba” foi realizado, neste sábado (24/02), no município paraibano de Patos. O ministro da Pesca e Aquicultura, André de Paula, participou do encontro organizado pela Confederação Brasileira dos Trabalhadores da Pesca e Aquicultura (CBPA) reuniu lideranças do setor e governos federal e estadual em prol do debate de temas sensíveis para a categoria.

O ministro André de Paula lembrou do mutirão realizado no final de 2023 para zerar a fila da carteira de pescador profissional em todo País e destacou que na Paraíba a fila foi zerada completamente. Destacou que o papel do ministério é atender, assistir e apoiar o pescador. E finalizou dizendo que foi a Paraíba para reafirmar o compromisso do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do ministério com os pescadores e pescadoras.

O presidente da CBPA, Abraão Lincoln Ferreira da Cruz, ressaltou que os pescadores fazem parte de 92% do setor na economia no Brasil e graças ao presidente Lula o ministério voltou. Abraão destacou o trabalho do ministro André de Paula pela sua sensibilidade aos pescadores e ao povo do Nordeste. E aproveitou para agradecer todas as autoridades que ajudaram a reconstruir a pesca e tirar o setor da marginalidade.

O presidente do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Alessandro Stefanutto, contou que quase 70% do defeso foi executado no estado e que estão sempre abertos para cooperar com o pescador. Ele lembrou que o INSS é a casa do brasileiro e, claro, dos pescadores.

Presente no evento, o deputado Hugo Motta (Republicanos) falou que conhece de perto a luta desses homens e mulheres, afinal é uma categoria que leva emprego e renda, mas precisa de apoio das políticas públicas e do congresso para desenvolver a pesca e avançar em seus direitos.

Repovoamento – Em Patos, o ministro André de Paula também conheceu o projeto + Pesca, desenvolvido com recurso próprio da CNPA para repovoamento de peixes nas barragens e açudes dos interiores do nordeste. Ele presenciou a soltura de 100 mil alevinos no açude de Jatobá (PB). A iniciativa consiste na soltura de alevinos juvenis, de espécies como tilápia e tucunaré, em mananciais e açudes.

Por: Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA)
Edição: Yara Aquino

Jornalista apaixonada por astrologia, bem-estar animal e gastronomia. Atualmente, atuo como redatora no portal CenárioMT, onde me dedico a informar sobre os principais acontecimentos de Mato Grosso. Tenho experiência em rádio e sou entusiasta por tudo que envolve comunicação e cultura.