Habemus Papam: Cardeal norte-americano Robert Francis Prevost é o novo Papa, Leão XIV

O Vaticano acaba de anunciar, no início da tarde desta quinta-feira (8), que a Igreja Católica tem um novo líder.

Fonte: CENÁRIOMT

Papa, Leão XIV

O cardeal norte-americano Robert Francis Prevost, de 67 anos, foi eleito o 267º pontífice, assumindo o nome de Leão XIV. Este momento histórico marca a primeira vez que um cidadão dos Estados Unidos é escolhido para liderar a Igreja Católica. Prevost era conhecido por sua proximidade com o Papa Francisco.

A apresentação solene do novo Sumo Pontífice ao mundo ocorreu por volta das 14h10 (horário local), diretamente da sacada da Sala da Bênção da Basílica de São Pedro, no Vaticano. O anúncio foi feito pelo primeiro dos cardeais diáconos, o cardeal Dominique Mamberti, cerca de uma hora após a fumaça branca, sinal da eleição, ser expelida pela chaminé. A tradicional frase ‘Habemus Papam’ ecoou pela Praça de São Pedro, anunciando a novidade.

[Continua depois da Publicidade]

A multidão de fiéis presentes no local aguardava ansiosamente o anúncio, muitos deles agitando bandeiras de diversos países, incluindo Brasil, Espanha, Argentina e México, e entoando cânticos de alegria. A confirmação da eleição de Leão XIV gerou grande entusiasmo, com a praça vibrando em aplausos e aclamações.

Em seu primeiro discurso à multidão, o Papa Leão XIV demonstrou grande emoção e fez questão de exaltar o legado de seu antecessor, Francisco. Ele também enfatizou a importância do diálogo dentro da Igreja.

[Continua depois da Publicidade]

“A paz esteja com todos vocês. Irmãos e irmãs, caríssimos, essa é a primeira saudação do cristo ressuscitado bom-pastor que deu a vida pelo rebanho de Deus. Eu também gostaria que essa saudação de paz entrasse no coração de vocês, alcançasse a família de vocês e todas as pessoas onde quer que elas estejam, todos os povos, toda a terra, que a paz esteja com vocês”, declarou o novo pontífice.

Perfil do Novo Papa

Nascido em Chicago, o Papa Leão XIV construiu uma relação próxima com Francisco, que o elevou ao cardinalato. Considerado um líder de perfil moderado, sua eleição sugere que os cardeais buscaram dar continuidade à linha de atuação de seu antecessor, uma tendência que já havia sido apontada por analistas antes do início do Conclave.

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
avatar-dayelle
Graduada em Jornalismo pela Faculdade La Salle em Lucas do Rio Verde (MT), atuou como estagiária na Secretaria Municipal de Educação. Desde 2010 trabalha na redação e, atualmente, é repórter e redatora do CenárioMT nas editorias Mundo, Mato Grosso e Cidadania. Para dúvidas, correções ou sugestões de pauta, entre em contato: [email protected]