Cientistas confirmaram a descoberta de uma nova espécie de água-viva altamente venenosa em um pequeno lago em Hong Kong, na China. O animal possui 24 olhos divididos igualmente em quatro grupos localizados dentro de seus órgãos sensoriais, chamados de ropálios.
De acordo com o tablóide britânico Daily Star, os pesquisadores afirmaram que a criatura é totalmente transparente, com um corpo que mede por volta de dois centímetros, tentáculos com cerca de 10 cm.
A descoberta registra a primeira vez que uma água-viva é encontrada em território chinês, o que levou os cientistas a batizá-la de Tripedalia maipoensis em homenagem à reserva onde foi encontrada, sendo apenas a quarta a ser introduzida na mortal família Tripedaliidae.
Estudos realizados com sua toxina apontam que ela é capaz de causar paralisia, parada cardíaca e até a morte, em apenas alguns minutos.
A revista acadêmica Zoological Studies afirmou em um artigo científico que a classe Cubozoa, da qual as águas vivas fazem parte, é conhecida por conter alguns dos animais marinhos mais venenosos do mundo.