Carnaval terá operação especial com transporte integrado no Rio

O governo do estado anunciou uma operação especial para integrar o sistema de transporte público durante o Carnaval no Rio de Janeiro. A medida envolve trens, metrô e barcas, com ampliação de horários e oferta de viagens extras para atender o aumento da demanda.

A Secretaria de Estado de Transporte informou que a orientação é para que os foliões organizem seus deslocamentos com antecedência, especialmente para acessar blocos de rua, os desfiles na Marquês de Sapucaí e outros eventos espalhados pela cidade.

Trens

Os trens vão operar de forma ininterrupta das 4h desta sexta-feira (13) até as 22h45 da Quarta-feira de Cinzas (18). A estação Central do Brasil permanecerá aberta 24 horas por dia. As demais estações funcionarão para desembarque após os desfiles na Sapucaí.

Haverá partidas extras da Central do Brasil com destino a Santa Cruz, Japeri, Saracuruna e Belford Roxo. Nos dias de megablocos, sábado (14), domingo (15) e terça-feira (17), os ramais de Japeri e Santa Cruz terão intervalos reduzidos, com saídas a cada 15 minutos na ida e a cada 20 minutos no retorno.

Metrô

O metrô funcionará sem interrupções das 5h desta sexta-feira até as 23h59 da Quarta-feira de Cinzas. As linhas 1 e 4 operarão no trajeto entre Uruguai e Jardim Oceânico, enquanto a linha 2 fará o percurso entre Pavuna e General Osório.

Para acesso ao Sambódromo, a recomendação é desembarcar na estação Central do Brasil para quem vai aos setores ímpares, além das concentrações no edifício Balança mas não cai e no Terreirão do Samba. Já a estação Praça Onze atenderá o público dos setores pares e da concentração no edifício dos Correios.

Durante os desfiles das escolas mirins, no dia 20, as estações Central do Brasil e Praça Onze ficarão abertas até 1h de sábado (21). No desfile das campeãs, no sábado (21), o funcionamento será das 5h até as 23h de domingo (22), também de forma contínua.

A estação Presidente Vargas permanecerá fechada entre os dias 14 e 17. Já a estação Cinelândia funcionará das 6h às 20h nesse mesmo período.

Barcas

As barcas terão redução de intervalos e viagens extras na Linha Arariboia nos dias de maior movimento de blocos. A programação inclui grandes desfiles ao longo do fim de semana e nos dias seguintes, como Cordão da Bola Preta, Cordão do Boitatá, Bangalafumenga, Sargento Pimenta, Fervo da Lud, Orquestra Voadora, Bloco da Anitta e Monobloco.

No dia 1º de março, a linha Paquetá atenderá o público do Bloco do Boto Marinho. Pela primeira vez, as linhas Charitas e Cocotá também vão operar durante o Carnaval, nos dias 16 e 18, respectivamente.

Bonde de Santa Teresa

Os bondes de Santa Teresa não circularão a partir desta sexta-feira até a terça-feira de Carnaval, com exceção do domingo, quando haverá operação com restrições.

A operação especial busca garantir mobilidade e segurança para milhões de foliões durante o Carnaval na capital fluminense.

Google Notícias
Siga o CenárioMT

Receba em primeira mão nossas notícias, tendências e exclusivas.