Arquitetos discutem soluções para mudanças climáticas nas cidades

Especialistas em arquitetura se reuniram em Brasília para debater estratégias que tornam cidades mais sustentáveis e resilientes diante das mudanças climáticas.

Fonte: CenárioMT

Arquitetos discutem soluções para mudanças climáticas nas cidades
Arquitetos discutem soluções para mudanças climáticas nas cidades - Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil

Profissionais de arquitetura e urbanismo participaram recentemente da Conferência Internacional CAU 2025, em Brasília, organizada pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU/BR). O encontro, que contou com cerca de 4,5 mil participantes, foi encerrado neste sábado (6).

Entre os principais tópicos discutidos, esteve o impacto da geografia urbana nas emissões de gases de efeito estufa, um tema que ganha relevância com a proximidade da Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP 30), marcada para novembro em Belém.

Os painéis enfatizaram os desafios da arquitetura para reduzir os efeitos das mudanças climáticas e aumentar a resiliência urbana frente a enchentes e desastres naturais. Os especialistas defenderam soluções que combinem sustentabilidade com desenvolvimento urbano.

Patrícia Sarquis Herden, presidente do CAU/BR, destacou a importância do evento: “Mesmo com quase 15 anos, o CAU/BR mostra sua capacidade de promover grandes debates essenciais em arquitetura e urbanismo, como habitação, mobilidade, mudanças climáticas e inclusão”.

Além da sustentabilidade, foram discutidos temas como o direito à cidade para pessoas LGBTQIAPN+, justiça ambiental e os direitos dos povos originários.

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
Avatar photo
Gabriela Cordeiro Revirth, independente jornalista e escritora, é uma pesquisadora apaixonada de astrologia, filmes, curiosidades. Ela escreve diariamente para o Portal de Notícias CenárioMT para partilhar as suas descobertas e orientar outras pessoas sobre esses assuntos. A autora está sempre à procura de novas descobertas para se manter atualizada. Envie sua sugestão para o e-mail [email protected]