Belíssima imagem mostra uma onça preta passeando tranquilamente na floresta. O vídeo foi gravado em uma reserva ambiental em Goiás.
A onça-preta, ou pantera negra, é na verdade uma onça-pintada, porém, com modificação genética, onde seus pelos acabam escurecendo. O fenômeno é chamado de melanismo felino.
“O melanismo é uma mutação que eleva a produção de melanina – proteína presente no corpo responsável pela pigmentação preta. Com isso, os indivíduos apresentam cor predominantemente escura na superfície do corpo (seja pele, pelagem ou plumagem) em relação ao padrão de cor típico da espécie”, explica o biólogo e coordenador científico do Onçafari, Eduardo Fragoso.
Conheça mais sobre a Onça-pintada
A onça-pintada é o terceiro maior felino do mundo, após o tigre e o leão, e o maior do continente americano.
Apesar da semelhança com o leopardo (Panthera pardus), a onça-pintada é evolutivamente mais próxima do leão (Panthera leo). Ocorre desde o sul dos Estados Unidos até o norte da Argentina, mas está extinta em diversas partes dessa região atualmente.
As onças pintadas possuem mandíbulas excepcionalmente fortes, apresentando as mais poderosas mordidas dentre todos os grandes felinos. Isso permite que ela fure a casca dura de répteis como a tartaruga e de utilizar um método de matar incomum: ela morde diretamente através do crânio da presa entre os ouvidos, uma mordida fatal no cérebro.
Se você gostou deste post: Show de imagem! duas sucuris fêmeas dividindo o mesmo espaço – vai gostar também de ler esta notícia: Invasão de privacidade! cobra é flagrada fazendo o ‘numero dois’ e viraliza
Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram para se manter informado com as notícias de hoje! Este é o link para entrar em nossa comunidade no WhatasApp, clique aqui.