Quem vence a batalha? onça-pintada versos cobra sucuri

Fonte: CenarioMT

Mais uma incrível batalha de tirar o fôlego dos turistas e pescadores que circulam pelos rios do Pantanal
Mais uma incrível batalha de tirar o fôlego dos turistas e pescadores que circulam pelos rios do Pantanal

Mais uma incrível batalha de tirar o fôlego dos turistas e pescadores que circulam pelos rios do Pantanal. Pescadores flagraram o momento em que uma onça-pintada luta para devorar uma cobra sucuri.

No vídeo que circula nas redes sociais mostra o momento em que uma cobra sucuri sai da vegetação e tenta ir para a água. Uma onça-pintada está as margens do rio e investe contra a anaconda.

A partir desse momento é travada uma verdadeira batalha: a onça tentando se alimentar, enquanto que a cobra quer, tão somente, sobreviver a lei da natureza.

Após alguns instantes, que para a serpente foram intermináveis, a onça a deixa escapar. Inconformada por ter perdido o alimento, a onça fica olhando para os lados e para a água, com o objetivo de novamente tentar predar a sucuri.

ONÇA-PINTADA

A onça-pintada é o terceiro maior felino do mundo, após o tigre e o leão, e o maior do continente americano.

Apesar da semelhança com o leopardo (Panthera pardus), a onça-pintada é evolutivamente mais próxima do leão (Panthera leo). Ocorre desde o sul dos Estados Unidos até o norte da Argentina, mas está extinta em diversas partes dessa região atualmente.

Alcança a maturidade sexual com cerca de 2 anos de idade, e as fêmeas dão à luz geralmente a dois filhotes por vez, pesando entre 700 e 900 gramas

As onças pintadas possuem mandíbulas excepcionalmente fortes, apresentando as mais poderosas mordidas dentre todos os grandes felinos. Isso permite que ela fure a casca dura de répteis como a tartaruga e de utilizar um método de matar incomum: ela morde diretamente através do crânio da presa entre os ouvidos, uma mordida fatal no cérebro.

Saiba mais sobre a sucuri

Originária da América do Sul, a cobra sucuri é a maior serpente não venenosa e está dividida entre quatro espécies. No Brasil as mais comuns de serem vistas são as cobras sucuri-amarela e sucuri-verde.

Esta última sendo considera a maior, onde há registro de mais de sete metros e de até 200 quilos.

As cobras sucuris são semiaquáticas, ou seja, vive em ambientes terrestres, mas passam boa parte do tempo dentro da água. Pode ficar submersa até 30 minutos sem precisar voltar a superfície para respirar.

A estratégia utilizada para caçar é a da espreita seguida do bote. As sucuris não são venenosas, pois não possuem dentes inoculadores de veneno, mas sua mordida é forte o bastante para atordoar sua presa que rapidamente é envolvida pela musculatura forte e robusta da serpente.

A sucuri é uma cobra da família Boidae, pertencente ao gênero Eunectes e sua distribuição geográfica é restrita à América do Sul.
A sucuri é uma cobra da família Boidae, pertencente ao gênero Eunectes e sua distribuição geográfica é restrita à América do Sul.

Utilizam esta tática em animais que se aproximam dos corpos d’água para beber, surpreendendo sua presa em potencial dando o bote e matando-a por constrição e afogamento. Na dieta das sucuris é possível encontrar diversos vertebrados, como por exemplo: peixes, rãs, lagartos, jacarés, aves e roedores.

Se você gostou deste post: Quem vence a batalha? onça-pintada versos cobra sucuri   – vai gostar também de ler esta notícia: Incrível; lacraia devora macho após acasalamento

Siga-nos no Facebook Twitter para se manter informado com as notícias de hoje!