Lucas do Rio Verde – MT, 10 de Agosto de 2022, por João Ricardo. Uma onça travou uma verdadeira batalha com uma cobra sucuri no Pantanal Mato-grossense.
O embate entre a onça e a sucuri aconteceu no Parque Estadual Encontro das Águas, entre os municípios de Poconé e Barão de Melgaço
Nesse caso, a onça foi superior a cobra sucuri e teve uma deliciosa refeição, mostrando sua superioridade na natureza.
Porém, nem sempre a onça consegue ser superior as cobras sucuris dentro d’água.
“Essa é uma cena normal, mas não é muito fácil de ser vista, não é tão fácil de observar. Uma vez, eu cheguei a ver, mas foi uma caçada frustrada também: a onça não conseguiu pegar a sucuri”, contou ao portal GI, o biólogo Gustavo Figueirôa, afirmando que as sucuris também são presas das onças-pintadas e estão na mira delas na cadeia alimentar.
Segundo Figueirôa, a onça é uma excelente nadadora, mas, neste quesito, a cobra ainda domina a água e se sai melhor nessas situações.
A onça-pintada ou jaguar (nome científico: Panthera onca), também conhecida como onça-preta (no caso dos indivíduos melânicos), é uma espécie de mamífero carnívoro da família dos felídeos (Felidae) encontrada nas Américas.
É o terceiro maior felino do mundo, após o tigre e o leão, e o maior do continente americano.
Apesar da semelhança com o leopardo (Panthera pardus), a onça-pintada é evolutivamente mais próxima do leão (Panthera leo). Ocorre desde o sul dos Estados Unidos até o norte da Argentina, mas está extinta em diversas partes dessa região atualmente.
Nos Estados Unidos, por exemplo, está extinta desde o início do século XX, mas possivelmente ainda ocorre no Arizona. É encontrada principalmente em ambientes de florestas tropicais, e geralmente não ocorre acima dos 1.200 m de altitude. A onça-pintada está fortemente associada à presença de água e é notável como um felino que gosta de nadar.
Se você gostou deste post: Cobra sucuri flagrada na Transpantaneira; VÍDEO – vai gostar também de ler esta notícia: Onça preta ou leopardo pantera? VÍDEO