Onça-preta é atropelada próximo a fazenda em Lucas do Rio Verde; VÍDEO

Fonte: CenarioMT

a onça-preta, que é uma onça-pintada com melanismo, integra a lista de espécies da fauna brasileira ameaçadas de extinção.
A onça-preta, que é uma onça-pintada com melanismo, integra a lista de espécies da fauna brasileira ameaçadas de extinção.

Um vídeo de uma onça-preta, também conhecida como pantera negra, que foi, possivelmente  atropelada próximo a uma fazenda na estrada da Morocó em Lucas do Rio Verde, circula nas redes sociais e grupos de WhatsApp. O animal foi gravado na manhã desta terça-feira (17/1).

As informações são de que a onça foi encontrada as margens da MT-485, conhecida por ‘Estrada do Mocoró’. Uma equipe do Corpo de Bombeiros (13ª CBM) se deslocou a procura da onça para um possível resgate da mesma, porém, não foi localizada.

Uma das hipóteses seja de que a onça tenha sofrido ferimentos graves e ao se recuperar, teria voltado para a mata.

No vídeo é perceptível que a onça balança o rabo. Não dá para identificar ferimentos graves no animal.

Segundo o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), a onça-preta, que é uma onça-pintada com melanismo, integra a lista de espécies da fauna brasileira ameaçadas de extinção.

O animal é protegido pela Convenção Internacional sobre o Comércio Internacional de Espécies da Flora e Fauna Selvagens em Perigo de Extinção (CITES).

Onça-pintada

onça-pintada ou jaguar (Panthera onca) é uma espécie de mamífero carnívoro da família dos felídeos (Felidae) encontrada nas Américas. É o terceiro maior felino do mundo, após o tigre e o leão, e o maior do continente americano.

Apesar da semelhança com o leopardo (Panthera pardus), a onça-pintada é evolutivamente mais próxima do leão (Panthera leo). Ocorre desde o sul dos Estados Unidos até o norte da Argentina, mas está extinta em diversas partes dessa região atualmente. Nos Estados Unidos, por exemplo, está extinta desde o início do século XX, mas possivelmente ainda ocorre no Arizona.

É encontrada principalmente em ambientes de florestas tropicais, e geralmente não ocorre acima dos 1 200 m de altitude. A onça-pintada está fortemente associada à presença de água e é notável como um felino que gosta de nadar.

É um felino de porte grande, com peso variando de 56 a 92 quilos, podendo chegar a 158 quilos, e comprimento variando de 1,12 a 1,85 m sem a cauda, que é relativamente curta.

As onças pintadas possuem mandíbulas excepcionalmente fortes, apresentando as mais poderosas mordidas dentre todos os grandes felinos. Isso permite que ela fure a casca dura de répteis como a tartaruga e de utilizar um método de matar incomum: ela morde diretamente através do crânio da presa entre os ouvidos, uma mordida fatal no cérebro.

É um animal crepuscular e solitário. Caça através de emboscadas, sendo um importante predador no topo da cadeia alimentar e pode comer qualquer animal que seja capaz de capturar, desempenhando um papel na estabilização dos ecossistemas e na regulação das populações de espécies de presas.

A onça-preta, também conhecida por jaguar-preto, é uma variação melânica da onça-pintada (ou jaguar)
A onça-preta, também conhecida por jaguar-preto, é uma variação melânica da onça-pintada (ou jaguar). Foto: reprodução

A área de vida pode ter mais de 100 quilômetros quadrados, com os machos tendo territórios englobando o de duas ou três fêmeas. A onça-pintada é capaz de rugir e usa esse tipo de vocalização em contextos de territorialidade. Alcança a maturidade sexual com cerca de 2 anos de idade, e as fêmeas dão à luz geralmente a dois filhotes por vez, pesando entre 700 e 900 gramas. Em cativeiro, a onça-pintada pode viver até 23 anos, mais do que em estado selvagem. (Fonte: Wikipédia)

Se você gostou deste post: Conheça a naja negra que cospe veneno; VÍDEO  – vai gostar também de ler esta notícia: Casal acorda e encontra cobra venenosa em cima da cama.

Siga-nos no Facebook Twitter para se manter informado com as notícias de hoje!

CenárioMT - Publicamos notícias diariamente no portal! Notícias em primeira-mão e informações de bastidores sobre o que acontece em Mato Grosso.