Os cães são sempre curiosos – perdendo apenas para explorar com o nariz, eles usam a boca para investigar coisas novas e interessantes.
Os cães podem engasgar com qualquer coisa do tamanho da abertura da traqueia, mas os agressores mais comuns são pequenas bolas, como bolas de golfe e squash, couro cru e ossos de verdade, celofane e brinquedos de plástico para crianças.
O que fazer quando o cachorro engasga
O que fazer quando o cachorro engasga: você pode ver diferentes técnicas para lidar com esta situação.
- Tire a coleira do seu cachorro. Agarre suas pernas traseiras, de cabeça baixa, para ver se isso tornará mais fácil para ele ejetar o objeto.
- Manobra de Heimlich: com o canino em pé ou deitado, coloque os braços em volta de sua cintura, junte as mãos, uma delas em forma de punho logo abaixo da caixa torácica, no abdômen. Pressione o abdômen com os dois braços cinco vezes, rapidamente.
- A última opção é bater forte com a palma da mão entre as omoplatas. E então tente a Manobra de Heimlich novamente.
Depois de conseguir extrair o objeto, você deve ir imediatamente ao veterinário.
Como evitar asfixia
Nestes casos, além de saber agir, o mais importante é a prevenção, depende da causa do engasgo, os especialistas apontam vários elementos a serem levados em consideração:
1. Para garantir que o animal coma devagar e não engasgue com a comida, o melhor é um comedouro lento com ranhuras diferentes que impeçam o animal de comer uma quantidade maior do que pode ingerir.
2. Em hipótese alguma dê alimentos que possam sufocar como certos ossos e, principalmente, frango.
3. Controle o que você tira da rua ou do parque ao caminhar e evite colocar na boca se encaixar e puder obstruir você.
4. Sempre compre brinquedos em pet shops com materiais não tóxicos e resistentes a arrancamento de animais.