O guia de turismo Branco Arruda filmou a movimentação de uma onça-pintada, andando desolada em meio a vegetação que foi devastada pelo fogo, no Pantanal.
As imagens mostram como ficou parte da vegetação no Parque Estadual Encontro das Águas, entre os municípios de Poconé e Barão de Melgaço, no Pantanal em Mato Grosso (MT). O parque possui uma área de 108 960 hectares.
O parque cobre uma área rica em cursos de água que apoiam a rica biodiversidade da flora e fauna do pantanal. Porém, nos últimos dias vem sofrendo com os focos de incêndio que tem acometido toda a região.
Onça anda em meio a vegetação destruída
O refugio das onças-pintadas
O Parque Estadual Encontro das Águas, localizado no Mato Grosso, é um dos melhores lugares do mundo para avistar onças-pintadas. A região de Porto Jofre, dentro do parque, é conhecida por sua alta densidade populacional de onças, que muitas vezes podem ser vistas tomando banho, caçando ou descansando nas margens do Rio São Lourenço.
As onças-pintadas são o terceiro maior felino do mundo, depois dos tigres e leões. Elas são animais solitários e territoriais, e podem ser encontradas em uma variedade de habitats, incluindo florestas, savanas e pântanos.
O Parque Estadual Encontro das Águas é um importante refúgio para as onças-pintadas. A região abriga uma grande variedade de presas, incluindo capivaras, veados, jacarés e até mesmo cobras. Além disso, o parque é protegido por leis ambientais que ajudam a proteger as onças e seu habitat.
O avistamento de onças-pintadas no Parque Estadual Encontro das Águas é uma experiência única e emocionante. É uma oportunidade de ver esses animais majestosos em seu habitat natural.