Um vídeo que circula nas rede sociais mostra os precisos movimentos de uma cobra jiboia durante predação.
Nas imagens a jiboia está no processo de constrição de uma ave. Isso significa que a serpente vai enrolar seu corpo ao corpo de sua presa e apertá-la até que ela morra por parada cardiorrespiratória. Logo depois, a jiboia começa a engolir sua refeição.
As jiboias utilizam desse sistema, pois não possuem veneno (peçonha) para neutralizar suas presas.
Jiboia predando ave
Entenda como funciona a constrição da jiboia
O processo de constrição da jiboia é dividido em três etapas:
- Preparação: A jiboia usa seus sentidos para localizar uma presa. Quando ela encontra uma presa, ela se aproxima lentamente e silenciosamente.
- Ataque: A jiboia ataca a presa com uma mordida rápida e poderosa. A mordida da jiboia não é venenosa, mas os dentes serrilhados da cobra ajudam a prender a presa.
- Constrição: A jiboia então envolve seu corpo ao redor da presa. Ela usa seus músculos poderosos para contrair seu corpo, apertando a presa. A constrição impede o fluxo sanguíneo e a respiração da presa, matando-a por asfixia.
O tempo que leva para a jiboia matar sua presa varia de acordo com o tamanho da presa e da jiboia. Uma jiboia pequena pode matar uma presa pequena em poucos minutos, enquanto uma jiboia grande pode levar horas para matar uma presa grande.
A jiboia não machuca a si mesma durante a constrição. Ela tem uma estrutura óssea flexível que permite que seu corpo se enrole ao redor da presa sem se machucar.
Após matar a presa, a jiboia a engole inteira. O processo de digestão pode levar dias ou semanas.
A constrição é uma forma eficaz de predação para as jiboias. É um método eficiente que permite que elas capturem presas maiores do que elas próprias.