Cobra encontrada na árvore de natal; assista ao vídeo

Fonte: CenárioMT

cr cobras mortais boomslang 795x447 1
Boomslang (William Warby/Wikimedia Commons)

Uma cobra foi encontrada na árvore de natal de uma família na África do Sul.

Porém, de acordo com o Biólogo Henrique – O Biólogo das Cobras – não é uma simples cobra que apareceu na árvore de natal da família Wild.

Trata-se da cobra espécie boomslang, conhecida como uma cobra tímida, porém uma das mais perigosas da África.

A cobra possui 1,5 metro e estava escondida entre os galhos e foi retirado por um especialista de cobras. O caso ocorreu na última sexta-feira (10), na Cidade do Cabo.

De acordo com o casal, os gatos de estimação da família ficaram encarando o objeto decorativo.

“Os gatos estavam espiando dentro da árvore e minha esposa disse ‘provavelmente há um rato lá em algum lugar'”, disse Rob Wild à CNN Internacional.

Ao se aproximarem, entre os pingentes de renas e de flocos de neve, um ser vivo se mexia entre os galhos: uma cobra.

Em seu canal no YouTube, o Biólogo Henrique explicou sobre a aparição da cobra boomslang na árvore de natal. Assista:

https://www.youtube.com/watch?v=10okK-6_GiY

Conheça mais sobre a cobra boomslang

A cobra boomslang adulta chega a medir de 100 a 160 centímetros de comprimento total. Alguns excedem 183 centímetros. Os olhos são excepcionalmente grandes e a cabeça tem uma forma característica de ovo.

A coloração da cobra é altamente variável. Os machos são verdes claros com bordas de escamas pretas ou azuis, mas as fêmeas adultas podem ser marrons. Isso é conhecido como dimorfismo sexual.

Nesta espécie, a cabeça é distinta do pescoço e o canto rostralis é distinto. A pupila do olho muito grande é redonda. A cobra boomslang tem excelente visão e frequentemente move a cabeça de um lado para o outro para obter uma visão melhor dos objetos diretamente à sua frente.

Os dentes superiores são pequenos anteriormente, sete ou oito em número, seguidos por três presas muito grandes e estriadas situadas abaixo de cada olho. Os dentes inferiores são subiguais.

O corpo está ligeiramente comprimido. As escamas dorsais são muito estreitas, oblíquas, fortemente quilhadas, com pontuações apicais , dispostas em 19 ou 21 fiadas. A cauda é longa e as escalas subcaudais estão emparelhadas.

A cobra boomslang é endêmica para a África sub-saariana. Pode ser encontrada na África do Sul, Suazilândia, Moçambique, Botsuana, Namíbia e norte através da África Subsaariana.

A boomslang é ovíparo e uma fêmea adulta pode produzir até 30 ovos, que são depositados em um tronco oco de árvore ou tronco apodrecido.

Os ovos têm um período de incubação relativamente longo (3 meses em média) . Filhotes machos são cinza com manchas azuis, e filhotes fêmeas são marrom claro. Eles atingem sua coloração adulta após vários anos.

De comprimento e não representam uma ameaça para os humanos, mas são perigosamente venenosos quando atingem um comprimento de cerca de 45 cm.

As boomslang em habitat natural típico são diurna e quase exclusivamente arbórea . É reclusa e se move de galho em galho quando perseguido por algo grande demais para comer.

Muitos membros venenosos da família Colubridae são inofensivos para os humanos por causa de pequenas glândulas de veneno e presas ineficientes.

No entanto, o boomslang é uma exceção notável por ter um veneno altamente potente, que é liberado por meio de grandes presas localizadas na parte de trás da mandíbula.

A cobra boomslang é capaz de abrir suas mandíbulas em até 170 ° ao morder. O veneno do boomslang é principalmente uma hemotoxina; desabilita o processo de coagulação e a vítima pode morrer em decorrência de hemorragias internas e externas.

800px MaleBoomslang
Um boomslang masculino

Observou-se que o veneno causa hemorragia em tecidos como músculos e cérebro. Outros sinais e sintomas incluem cefaleia , náuseas, sonolência e transtornos mentais.

Como o veneno de boomslang tem ação lenta, os sintomas podem não se tornar aparentes até muitas horas após a picada. Embora a ausência de sintomas forneça tempo suficiente para a obtenção de antiveneno, ela também pode fornecer às vítimas uma falsa segurança, levando-as a subestimar a gravidade da picada.

Em 1957, o herpetologista Karl Schmidt morreu após ser mordido por um boomslang juvenil, que ele duvidava que pudesse produzir uma dose fatal.

O boomslang é uma cobra tímida e geralmente as picadas ocorrem apenas quando as pessoas tentam segurar, pegar ou matar o animal. Quando confrontado e encurralado, ele infla seu pescoço e assume uma pose marcante em forma de “S”.

Se você gostou deste post: Cobra encontrada na árvore de natal: vai gostar também de ler esta notícia: Jiboia é encontrada dentro de residência.

Siga-nos no Facebook Twitter para se manter informado com as notícias de hoje!

Possui experiência em produção textual e, atualmente, dedica-se à redação do CenárioMT produzindo conteúdo sobre a região norte de Mato Grosso.