Neste post vamos apresentar a cobra cascavel-diamante-ocidental ou a Cascavel do Texas, como também é conhecida.
A cascavéis-diamante (Crotalus atrox ) vivem em zonas áridas e semiáridas, arbustivas e rochosas, até aos 2.100 metros de altitude e é considerada a mais perigosa entre as cobras cascavéis do planeta.
De acordo com o Biólogo Henrique Abraão, o Biólogo das Cobras, como é conhecido em seu canal no Youtube, as cobras cascavéis-diamante são responsáveis pela maior parte dos acidentes com serpentes nos Estados Unidos da América – EUA.
“Ela é muito nervosinha, ela ataca mesmo. E não é só isso, a maior parte dos acidentes ofídicos nos Estados Unidos é justamente com esta serpente. Causa muitas mortes nos Estados Unidos”, afirmou o Biólogo Henrique.
A cobra cascavel-diamante possui um alto valor comercial. De acordo com o Biólogo Henrique, além ter sua pele usada para a confecção de calçados e cintos, o veneno dessa cobra é empregado pelas indústrias para a fabricação de soro antiofídico.
Além disso, muitas pessoas comem a carne dessa serpente.
Acompanhe a explicação do especialista em cobras:
As cobras cascavéis-diamante possuem até 1,5 metros de comprimento e chegam a pesar até 6,7 kg. Possuem um corpo rechonchudo, cauda curta e uma ampla cabeça triangular.
Esta espécie possui presas longas e tubulares, características de cobras venenosas.
Crotalus atrox atinge a maturidade sexual aos 3 anos. O acasalamento ocorre na primavera após a emergência da hibernação. As fêmeas são passivas durante o namoro, enquanto o macho engatinha em cima da fêmea, o tempo todo sacudindo a língua.
Empurrando vigorosamente a parte traseira de seu corpo, ele pressiona sua cauda sob a de sua parceira, que por sua vez levanta a cauda dela. Suas cloacas fazem contato e o homem então insere seu hemipênis, que é profundamente bifurcado. A cópula dura horas, com vários períodos de descanso intercalados.
O período de gestação dura 167 dias. O processo de parto pode durar de 3 a 5 horas e produzir de 10 a 20 crias. Esta espécie é ovovípara; os filhotes perfuram as finas membranas dos ovos imediatamente antes do nascimento e nascem vivos.
Os jovens ficam com a mãe apenas algumas horas, no máximo um dia. Em seguida, eles se dispersam em busca de alimento e potencial refúgio de inverno. A população jovem diminui drasticamente após o primeiro inverno devido à falta de alimentos, temperaturas congelantes e vulnerabilidade a predadores.
Se você gostou deste post: Cobra cascavel-Diamante-Ocidental, a mais temida; vídeo; vai gostar também de ler esta notícia: Enorme sucuri após uma refeição; assista ao vídeo
Siga-nos no Facebook e Twitter para se manter informado com as notícias de hoje!