Cachorro-vinagre flagrado abatendo paca; VÍDEO

Fonte: CenarioMT

relação familiar entre esses animais é intensa a ponto de influenciar o ciclo reprodutivo.
relação familiar entre esses animais é intensa a ponto de influenciar o ciclo reprodutivo.

Um grupo de cachorro-vinagre ou cachorro-do-mato, como também são conhecidos, foi flagrado abatendo uma paca, que estava longe de sua turma.

Três cachorros aproveitam a fragilidade da paca para fazer uma bela refeição.

Dentre os canídeos brasileiros, o cachorro-vinagre,  é o único que caça em grupos, o que permite capturar presas muito maiores como a anta.

Saiba mais sobre o cachorro-vinagre

cachorro-vinagre (Speothos venaticus) é uma espécie da família do canídeos, nativo da  espécie da família dos canídeos (Canidae) nativo da América do Sul, que é encontrado em florestas da Amazônia.

Os cachorros-vinagre são carnívoros e caçam durante o dia, mesmo em cativeiro. Usam troncos ocos e cavidades como tocas de tatu como abrigo e têm uma área de vida de 3,8 a 10 quilômetros quadrados (1,5 a 3,9 milhas quadradas).

Parecem ser a espécie de canídeo sul-americana mais gregária e há clara dominância dos pais sobre os outros componentes do grupo. A submissão é indicada com uma expressão conhecida como “sorriso de submissão”, que no caso da espécie se estende de canto a canto da boca de forma exagerada. Tal dominância é respeitada a ponto de, caso uma a fêmea dominante se reproduza, todos os membros do grupo apresentarão comportamentos aloparentais. A relação familiar entre esses animais é intensa a ponto de influenciar o ciclo reprodutivo.

Os cachorros-vinagre acasalam ao longo do ano e o estro dura até doze dias e ocorre a cada 15 a 44 dias. Como muitos outros canídeos, o acasalamento do inclui um laço copulatório, durante o qual os animais ficam presos juntos. A gestação dura de 65 a 83 dias e normalmente resulta no nascimento de uma ninhada de três a seis filhotes.

Atingem a maturidade sexual em um ano e podem viver por até 10 anos em cativeiro. Os cachorros-vinagre adultos têm pelo longo castanho-amarelado macio, com uma coloração avermelhada mais clara na cabeça, pescoço e costas e uma cauda espessa, enquanto a parte inferior é escura, às vezes com uma mancha mais clara na garganta. Indivíduos mais jovens, no entanto, têm pelo preto sobre todo o corpo. Os adultos geralmente têm um comprimento de cabeça e corpo de 57–75 centímetros, com uma cauda de 12,5–15 centímetros. Pesam, em média, 5–8 quilos.

relação familiar entre esses animais é intensa a ponto de influenciar o ciclo reprodutivo.
relação familiar entre esses animais é intensa a ponto de influenciar o ciclo reprodutivo.

Têm pernas curtas em relação ao corpo, bem como focinho curto e orelhas relativamente pequenas, que os distinguem dos demais canídeos brasileiros. Além disso, apresentam membranas interdigitais que possibilitam hábitos semiaquáticos.

Se você gostou deste post: Cobra sucuri entra pelo cano, literalmente; VEJA  – vai gostar também de ler esta notícia: Incrível disfarce da lagarta que vira cobra; VEJA

Siga-nos no Facebook Twitter para se manter informado com as notícias de hoje!