UFMT discute parceria com universidade da França

Fonte: CENÁRIOMT

Trabalhador da Universidade Federal de Mato Grosso recebe diferença salarial por desvio de função
Trabalhador da Universidade Federal de Mato Grosso recebe diferença salarial por desvio de função

Avice-reitora no exercício da Reitoria, professora Rosaline Rocha Lunardi, recebeu na tarde desta quinta-feira (20),  o pesquisador Karl Matthias Wantzen, da Université de Tours, França. Na pauta estavam  as possibilidades de parceria para intercâmbio de estudantes e pesquisadores da UFMT, em estudos com foco no gerenciamento sustentável do meio ambiente, a conservação da biodiversidade e outras áreas.

Para a  vice-reitora o diálogo com o pesquisador é de suma importância, considerando a temática de pesquisa e suas interfaces. “Esse encontro foi oportuno para  sabermos mais sobre as ações e projetos que ele vem desenvolvendo recentemente, e alinharmos os futuros acordos para ensino e pesquisa em áreas estratégicas para o desenvolvimento regional”, disse.

Também presente na reunião, o pró-Reitor de Pesquisa, Leandro Dênis Battirola, contou que o pesquisador já é um parceiro da UFMT em outros projetos. “Ele já atuou conosco em  projetos de interação com a Alemanha, com foco no Pantanal, e que foi desenvolvido junto ao Instituto de Biociências (IB) da UFMT. A perspectiva  agora é ótima para a UFMT nas áreas de recursos hídricos, ecologia de áreas úmidas, biodiversidade e tecnologia”, ressaltou o pró-reitor.

Representando a Secretaria de Relações Internacionais (Secri) da UFMT, Elaine Silva Alegre, Assessora de Parcerias Internacionais, analisou como positivo o encontro com o pesquisador. Disse ainda que hoje a UFMT tem mais quatro novas parcerias com Instituições da França, e que em breve acontecerá a primeira mobilidade para o país.

Karl Matthias Wantzen destacou que esse ano realiza 30 anos de cooperação com a UFMT. “Atualmente possuo uma Cátedra Unesco sobre a cultura fluvial entre o homem a natureza, e para a UFMT, nossa expectativa é a de continuar o intercâmbio, tanto de pesquisadores, mas principalmente de estudantes”, ressaltou.

 

Jornalista apaixonada por astrologia, bem-estar animal e gastronomia. Atualmente, atuo como redatora no portal CenárioMT, onde me dedico a informar sobre os principais acontecimentos de Mato Grosso. Tenho experiência em rádio e sou entusiasta por tudo que envolve comunicação e cultura.