O tráfego de caminhões na BR-163 entre Nova Santa Helena e Guarantã do Norte, a 622 e 721 km de Cuiabá, começou a ser liberado nesta sexta-feira (8), segundo o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit).
O trecho foi bloqueado no sábado (2) com o objetivo de garantir o escoamento da produção de soja e evitar o acúmulo dos veículos em Moraes Almeida (PA), onde a subida das serras está com a pista escorregadia, dificultando a passagem de caminhões carregados.
Os caminhões descarregados estão sendo liberados para retornarem de Miritituba (PA), após o fim da fila norte, o tráfego será reiniciado pelos veículos carregados que aguardam na direção contrária, com destino aos portos.
O trânsito de carretas na região está ocorrendo de forma alternada em sentido único para evitar o acúmulo de carretas na região e permitir que as equipes de obras continuem trabalhando sem causar novas paralisações, segundo o Dnit.
O bloqueio
Por causa dos bloqueios, filas gigantescas se formaram nos últimos dias na região de Guarantã do Norte. O Dnit informou que 3,5 mil caminhões chegaram a ficar parados nessa região.
O Ministério de Infraestrutura está realizando intervenções nas pistas sem pavimento para evitar que veículos fiquem atolados. Segundo o Dnit, além do trabalho paliativo, a previsão é concluir os 49 km de asfalto da BR-163 ainda este ano.
Uma equipe da Polícia Rodoviária Federal (PRF) recebeu reforços de policiais e de veículos na quarta-feira (6) para auxiliar no controle do tráfego da região.