Um trágico acidente de trabalho resultou na morte de um homem de 48 anos nesta quinta-feira (9) no bairro Morada do Bosque, em Sorriso. A vítima, identificada como Edson Freitas dos Santos, estava escavando uma fossa quando uma outra fossa adjacente desmoronou, o que o soterrou instantaneamente.
Segundo informações do Corpo de Bombeiros, a equipe foi acionada mas ao chegar no local, Edson já estava sem vida. A soldado Kátia Cordeiro, que atendeu a ocorrência, explica que o desabamento da fossa ao lado, somado ao tempo de resposta da equipe, infelizmente, culminou na fatalidade.
“Demorou em torno de 15 minutos para a solicitação ser feita, pois as pessoas que presenciaram o acidente tentaram retirar Edson da fossa por conta própria. Nesse tempo, somado ao tempo de deslocamento da viatura, estimamos que cerca de 20 minutos se passaram até o nosso socorro, e nesse intervalo, a vítima já havia falecido”, relata a soldado ao G1.
O proprietário da residência onde a obra estava sendo realizada, e que contratou os serviços de Edson, lamenta a tragédia e afirma que o trabalhador já estava finalizando o serviço quando o acidente aconteceu.
Diante do ocorrido, a soldado Kátia Cordeiro faz um alerta à população, ressaltando a importância de acionar o Corpo de Bombeiros imediatamente em casos de desabamentos.
“O ideal é que, em situações como essa, as pessoas liguem imediatamente para o Corpo de Bombeiros e evitem qualquer tentativa de entrar no local, pois o risco de novos desabamentos é alto. Também é fundamental que as fossas sejam construídas com distância segura entre si, para evitar esse tipo de acidente. Além disso, medidas de segurança como escoramento e tapumes laterais são essenciais para garantir a segurança dos trabalhadores em escavações”, orienta a militar.