A prefeita Thelma de Oliveira (PSDB) seguiu o novo decreto estadual, assinado na tarde desta sexta-feira (24) pelo governador Mauro Mendes (DEM), e determinou a reabertura do comércio não essencial em Chapada dos Guimarães (65 km de Cuiabá).
O documento deve ser publicado na próxima edição do Diário Oficial do Município.
“Considerando os dois últimos boletins publicados pelo Governo Estadual o qual foi declarado Risco Alto e, posteriormente, Risco Baixo, comunicamos que o Comitê de Enfretamento da Covid (…) passa a adotar temporariamente medidas restritivas do Nível Moderado”, diz trecho do documento ao flexibilizar as medidas de combate à pandemia.
Os serviços e atividades não essenciais devem funcionar com restrições de horários, mas com restrições das respectivas capacidades e com uma fiscalização muito severa de acordo com as recomendações da Vigilância Sanitária.
A decisão ocorreu após supermercado, mercearias, distribuidoras e demais serviços considerados essenciais neste período de pandemia da covid-19, como farmácias e postos de combustíveis, do município também fecharam suas portas no último sábado (18) como forma de protesto contra as medidas de combate ao vírus.
Os comerciantes essenciais estavam irritados por causa do decreto Municipal 059/2020, assinado pela prefeita, que permite apenas as vendas por entrega em domicílio (delivery).
Os estabelecimentos voltaram a atender o município na segunda-feira (20).