Tamanduá-mirim é resgatado em quintal de residência em Mato Grosso

Fonte: CENÁRIOMT

Tamanduá-mirim é resgatado em quintal de residência em Mato Grosso
Tamanduá-mirim é resgatado em quintal de residência em Mato Grosso

Na quarta-feira (26.3), o Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) foi acionado para resgatar um tamanduá-mirim adulto que se encontrava em situação de risco em uma residência no bairro Cajus-ll, em Juscimeira, a 157 km de Cuiabá. A equipe da 9ª Companhia Independente de Bombeiros Militares (9ª CIBM) realizou o resgate do animal, que estava preso em uma mangueira no quintal da casa, em uma área com cães.

A presença do tamanduá-mirim em área urbana, especialmente com a proximidade de animais domésticos, representava perigo tanto para o animal silvestre quanto para os cães. A equipe de resgate utilizou Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e um cambão para garantir a segurança do tamanduá durante a captura. Após o resgate, o animal foi devolvido ao seu habitat natural, longe da área urbana.

[Continua depois da Publicidade]

O resgate de animais silvestres em áreas urbanas é uma ocorrência comum em Mato Grosso, estado que abriga uma rica biodiversidade. O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) realiza esse tipo de resgate com frequência, demonstrando o compromisso com a preservação da fauna local. Ações como essa são importantes para garantir a segurança dos animais e promover a conscientização sobre a importância da preservação ambiental.

A orientação é que, ao encontrar um animal silvestre em área urbana, a população acione o Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) para realizar o resgate de forma segura. O contato pode ser feito pelo telefone 193.

[Continua depois da Publicidade]
Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
avatar-dayelle
Graduada em Jornalismo pela Faculdade La Salle em Lucas do Rio Verde (MT), atuou como estagiária na Secretaria Municipal de Educação. Desde 2010 trabalha na redação e, atualmente, é repórter e redatora do CenárioMT nas editorias Mundo, Mato Grosso e Cidadania. Para dúvidas, correções ou sugestões de pauta, entre em contato: [email protected]