Um homem de 43 anos, considerado foragido da Justiça, foi preso nesta terça-feira (16), no município de Buriti Bravo, no Maranhão, por crime de estupro de vulnerável em Cáceres. A prisão foi confirmada pela Polícia Civil de Mato Grosso, responsável pela investigação que resultou na decretação do mandado judicial.
Conforme apurado pela reportagem, o mandado de prisão preventiva foi expedido pela Segunda Vara Criminal de Cáceres ainda em 2016. Desde então, o investigado era considerado foragido. A ordem judicial foi cumprida após troca de informações entre a Polícia Civil de Mato Grosso e a Polícia Civil do Maranhão, com apoio da Guarda Municipal local.
Crime ocorreu no mesmo terreno da vítima
Segundo informações oficiais da investigação, a vítima tinha 11 anos à época dos fatos e morava no mesmo terreno que o suspeito, que era seu vizinho. Em depoimento colhido durante a apuração, foi relatado que a criança saiu de casa para recolher roupas no varal quando foi arrastada para a residência do agressor, onde o abuso foi praticado.
Após o crime, ainda de acordo com a Polícia Civil, o suspeito deixou o local afirmando que fugiria para a Bolívia, o que dificultou sua localização por vários anos.
Atuação integrada da Polícia Civil
A prisão foi resultado de um trabalho conjunto entre a Delegacia Especializada de Defesa da Mulher de Cáceres, a Delegacia Regional e o Núcleo de Inteligência da Polícia Civil. As equipes repassaram dados atualizados sobre o paradeiro do investigado às autoridades do Maranhão, que realizaram diligências até localizá-lo.
O homem foi conduzido à Delegacia de Polícia de Buriti Bravo, onde foram adotadas as providências legais. Em seguida, ele foi colocado à disposição do Poder Judiciário para os trâmites de recambiamento e cumprimento da decisão judicial.
O que diz a lei
O crime de estupro de vulnerável está previsto no artigo 217-A do Código Penal Brasileiro e envolve vítimas menores de 14 anos ou pessoas que, por condição física ou mental, não podem oferecer resistência ou consentimento válido.


















