Sucuri é encontrada em cima do muro de casa em cidade de Mato Grosso

Fonte: CENÁRIOMT

Sucuri é encontrada em cima do muro de casa em cidade de Mato Grosso
Sucuri é encontrada em cima do muro de casa em cidade de Mato Grosso

Os moradores da casa em um bairro de Primavera do Leste, Mato Grosso, levaram um baita susto após flagrarem uma cobra sucuri em cima do muro.

Segundo informações locais, algumas pessoas avistaram a serpente sendo acuada por alguns cães, que latiam desesperadamente. Os bombeiros foram acionados e com um equipamento conhecido por “cambão” fizeram o resgate da cobra.

Ela foi colocada em uma caixa e posteriormente solta em uma região de mata, longe do perímetro urbano. Se o resgate demorasse, provavelmente a serpente iria atacar um dos animais domésticos e o transformaria em alimento, assim como já ocorrera em outras ocasiões.

Saiba mais sobre a sucuri

Sucuri é nome dado a um grupo de serpentes de grande porte que se destacam como as maiores serpentes do mundo quando o assunto é massa. São animais com músculos bem desenvolvidos e dotados de grande força.

Todas as sucuris fazem parte do gênero Eunectes e família Boidae, a qual inclui também as jiboias. Não possuem veneno e utilizam sua força para matar as vítimas por constrição. Atualmente, são reconhecidas quatro espécies de sucuris, sendo três delas com ocorrência no Brasil.

Características

  • Sucuris podem atingir mais de sete metros de comprimento.
  • Trata-se das maiores serpentes conhecidas em termo de massa.
  • São animais semiaquáticos observados em várias regiões da América do Sul, estando associadas a corpos hídricos.
  • Sucuris são animais carnívoros que podem se alimentar de vertebrados aquáticos e terrestres.
  • Sucuris não possuem veneno.
  • Atualmente, são descritas quatro espécies de sucuris: a sucuri-malhada, a sucuri-amarela, a sucuri-verde e a sucuri-de-beni.
  • Entre as espécies conhecidas, apenas a sucuri-de-beni não ocorre no Brasil.
  • A sucuri-verde é a espécie mais estudada de sucuri.
Jornalista apaixonada por astrologia, bem-estar animal e gastronomia. Atualmente, atuo como redatora no portal CenárioMT, onde me dedico a informar sobre os principais acontecimentos de Mato Grosso. Tenho experiência em rádio e sou entusiasta por tudo que envolve comunicação e cultura.