Ao mesmo tempo em que se constata a tecnologia está cada vez mais presente na vida de cada pessoa, concretizando a profecia de McLuhan, que dizia que “os meios de comunicação são extensões do homem”, é também comum notícias de clonagens de números de celular, utilização indevida de dados, e uma série de outras ocorrências.
Para garantir a segurança dos dados dos sistemas digitais utilizados pela Prefeitura de Sorriso, foi oficialmente estabelecido, por meio do decreto n.º 613, de 16 de novembro de 2021, o Comitê Gestor de Proteção de Dados (CGPD). Na manhã desta terça-feira (21), pela primeira vez, os integrantes deste grupo de trabalho se reuniram para avançar no processo de tornar ainda mais seguros os sistemas utilizados pela Administração Municipal.
“Confiança e transparência sempre foram palavras de ordem e este grupo vai servir para podermos seguir neste processo, sempre buscando novas maneiras de ampliar o acesso do cidadão de forma 100% segura”, destaca o controlador-geral do Município, Laércio Garcia.
“Quando integrantes de setores distintos reúnem-se em torno de um objetivo central, no caso, ampliar a segurança com os dados, é estabelecido um processo colaborativo, que vai permitir que a Administração Municipal possa, cada vez mais, ter mais agilidade e assertividade no atendimento ao cidadão, e reduzir consideravelmente o uso do papel, sempre primando pela transparência e economicidade”, destaca o secretário de Administração do Município, Estevam Calvo.
O CGPD é composto por representantes do Núcleo de Transparência, da Controladoria, da Procuradoria, da Secretaria de Fazenda, da Secretaria de Administração e do Departamento de Tecnologia da Informação.