A realidade de produzir legumes e verduras dentro de áreas urbanas foi apresentada a mais de 100 pessoas durante o primeiro Dia de Campo deste ano promovido pela Prefeitura de Sorriso, por meio da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente (Sama). O evento, na quarta-feira (25 de maio), é o terceiro feito desde o ano passado voltado ao programa Horta Viva.
De acordo com o secretário-adjunto de Agricultura e Meio Ambiente, Márcio Kuhn, o objetivo foi mostrar que é possível sim, viabilizar a produção agrícola em pequenas áreas, sempre focando no manejo correto, oportunidades de mercado e muito trabalho. “Temos um mercado em constante ascensão, em uma cidade que cresce 20% ao ano, então, esta foi a oportunidade para mostrar que, havendo interesse, é possível utilizar áreas urbanas para a horticultura”.
Em 1 hectare, ou seja, 10 mil m², o equivalente a pouco mais de um campo de futebol de dimensões oficiais, é possível produzir, por ano, cerca de 150 mil pés de alface, 50 mil maços de rúcula,30 mil maços de almeirão, 100 mil maços de couve e 150 mil maços de tempero verde. De acordo com um dos representantes da Horta Dois Irmãos, Carlos Ottoni, que também já integrou o quadro de servidores da Sama, outras culturas são produzidas de maneira temporária, como brócolis, cenoura e beterraba.
O circuito técnico do evento incluiu cinco palestras de 25 minutos, focadas em produção de mudas de hortaliças; gestão de negócios na propriedade rural; irrigação na produção de hortaliças; rotação de culturas e manejo de solos; e monitoramento de fertilidade do solo. Foram parceiros da Prefeitura na realização do evento o Sebrae, o IFMT, a Facem, a Unic, a Cresol, a Sicredi, a Associação dos Engenheiros Agrônomos de Sorriso (AEAS), e a Empaer.
As próximas ações promovidas pela Sama para a partilha de saberes acerca da produção agrícola do Município devem ocorrer em junho, com o foco em avicultura e piscicultura. Em agosto, a produção leiteira e o gado de corte deve ser pauta de mais um encontro. E em setembro, os temas versam sobre fruticultura e apicultura.