Só ontem (07), Sorriso aplicou 1.499 imunizantes contra a covid-19. Desse total, 974 foram de primeira dose e 525 de segundas doses. No horário estendido, 700 pessoas realizaram o agendamento e 608 compareceram; o índice de faltantes foi de 13%. O secretário de Saúde, Luís Fábio Marchioro, pontua que o índice está dentro do previsto. Contudo, faz um alerta: se agendou, compareça.
“É preciso ter clareza que quando você agenda e não comparece, está tirando a oportunidade de outra pessoa que está na expectativa pelo imunizante”, frisa o secretário.
Marchioro acrescenta que o agendamento está liberado nesse link. O Município está imunizando a população com 14 anos ou mais, lactantes e puérperas. O agendamento é somente para quem for receber a primeira dose.
As segundas doses e as doses de reforço são aplicadas de segunda a sábado nos pontos permanentes do Centro de Eventos do Rota do Sol e no PSF Nova Integração (Upinha da Zona Leste) por livre demanda, sem a necessidade de agendamento. Só é necessário observar as datas de aplicação, no caso da segunda dose.
Confira quem pode e deve receber a dose de reforço:
☑️ Pessoas 60 anos de idade ou mais e que fizeram a segunda dose há mais de seis meses.
☑️ Portadores de deficiência, doenças graves, transplantados ou e imunossuprimidos que receberam a segunda dose há mais de 28 dias.
Doses aplicadas
De acordo com o Portal Localiza SUS, do Ministério da Saúde, até o momento Sorriso aplicou 99.407 doses, sendo 64.672 de primeira dose e 34.308 de segunda dose ou dose única.