Até o momento, Sorriso imunizou 28,3% da meta prevista pelo MS

Fonte: Decom

ate o momento sorriso imunizou 28 3 da meta prevista pelo ms
Semsas

O último sábado, 20 de agosto, foi Dia D de imunização contra a poliomielite. Em Sorriso, somente no sábado 1.246 crianças receberam a dose contra a pólio. No total desde o início da campanha, foram aplicadas 1.910 doses, o que equivale a 28,36% do total geral estipulado em 6.734 crianças na faixa etária de um até cinco anos incompletos para o Município pelo Ministério da Saúde.

E além da gotinha da pólio, também foram ofertados no sábado todos os imunizantes de rotina para a atualização vacinal da caderneta dos pequenos – e também dos adolescentes. Na campanha de atualização foram aplicadas 1.286 doses de imunizantes de rotina. A soma total do dia chegou a 2.566 vacinas aplicadas – somadas as does de pólio e rotina. No sábado, a ação contou com o apoio da equipe do Rotary Clube de Sorriso.

E para quem perdeu o dia, não há porque se preocupar: tanto a gotinha da pólio como as doses de rotina estão disponíveis em todas as unidades de saúde da família. Mas é bom se organizar e não deixar para a última hora, porque a campanha da pólio segue até o dia 9 de setembro – já as demais são vacinas de rotina, disponíveis o ano todo.

A coordenadora da sala de vacinas, enfermeira Kátia Dal Prá, destaca que “as crianças são mais suscetíveis e é responsabilidade dos pais levar para a imunização para que continuemos livres de doenças consideradas já erradicadas no país; a vacina é segura e salva vidas”, frisa.

E como informação nunca é demais, é bom lembrar que no momento da matrícula ou rematrícula, as escolas exigem a caderneta vacinal atualizada, então essa é uma oportunidade para deixar tudo ok.

E para as famílias que ainda não levaram ou seus pequenos ou seus adolescentes, vai mais um recadinho, para a imunização leve o cartão de vacinas; o cartão SUS; compareça de máscara; mantenha distanciamento social e higienize as mãos constantemente.

Confira as vacinas que estão disponíveis nas USFs:

Entre as vacinas que estarão disponíveis nos postos durante campanha estão: BCG, Hepatite A e B, Penta (DTP/Hib/Hep B), Pneumocócica 10 valente, VIP (Vacina Inativada Poliomielite), Meningocócica C (conjugada), VOP (Vacina Oral Poliomielite), Febre amarela, Tríplice viral (Sarampo, rubéola, caxumba), DTP (tríplice bacteriana), Varicela e HPV quadrivalente (Papilomavírus Humano).

Estarão disponíveis para atualização da caderneta de adolescentes as vacinas HPV, dT (dupla adulto), contra febre amarela, Tríplice Viral, Hepatite B, e Meningocócica ACWY (conjugada).

Gustavo Praiado é jornalista com foco em notícias de agricultura. Com uma sólida formação acadêmica e vasta experiência no setor, Gustavo se destaca na cobertura de temas relacionados ao agronegócio, desde insumos até tendências e desafios do setor. Atualmente, ele contribui com análises e reportagens detalhadas sobre o mercado agrícola, oferecendo informações relevantes para produtores, investidores e demais profissionais da área.