UFMT realiza ação de agroecologia em centro socioeducativo

Atividade em Sinop integra parceria entre projeto Gaia, Empaer e Sejus

Fonte: Assessoria

UFMT realiza ação de agroecologia em centro socioeducativo
Foto: Divulgação

O projeto de horticultura Verde do Amanhã, desenvolvido no Centro de Atendimento Socioeducativo de Sinop, recebeu, este mês, uma atividade de campo realizada pelos estudantes da disciplina de Agroecologia da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), do Câmpus de Sinop. A ação integra uma parceria entre o projeto de extensão Gaia, a Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer) e a Secretaria de Justiça de Mato Grosso.

Durante a visita, a turma de Agronomia e Engenharia Florestal deslocou a aula prática para dentro do socioeducativo, promovendo uma atividade conjunta com os adolescentes atendidos na unidade. A proposta foi aproximar o conteúdo da disciplina da rotina do projeto Verde do Amanhã e, ao mesmo tempo, criar um espaço de troca entre os universitários e os socioeducandos. Nesta ação, eles aprenderam sobre a produção de Bokashi, um adubo feito de compostos orgânicos, para hortas.

De acordo com a coordenadora do projeto Gaia, professora Rafaella Felipe, a iniciativa busca manter uma relação contínua com o socioeducativo. “Nossa ideia é transformar essas visitas em uma rotina. A aula de Agroecologia foi realizada dentro do socioeducativo para mostrar que o processo de aprendizagem pode acontecer em diferentes espaços. Levamos os estudantes da UFMT e explicamos aos meninos que aquela também era uma aula para eles, construída junto com os universitários. O objetivo é ampliar perspectivas e trabalhar caminhos possíveis para quando eles deixarem a unidade”, explicou.

A docente explicou ainda que o projeto Gaia iniciou a parceria com o centro socioeducativo neste ano e pretende expandir as atividades a partir do próximo semestre. Professores do Instituto de Ciências Naturais, Humanas e Sociais (ICNHS) e do Instituto de Ciências Agrárias e Ambientais (ICAA) também participam das ações formativas dentro do projeto.

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
avatar-celso
Jornalista formado (DRT 0001781-MT), atua no CenárioMT na produção de conteúdos sobre política, economia, esportes e temas do agronegócio em Mato Grosso. Com experiência consolidada na redação e apuração regional, busca entregar informação clara e contextualizada ao leitor. Aberto a pautas e sugestões. Contato: [email protected] .