O município de Sinop recebeu a doação de exemplares da Bíblia Sagrada, composta por 38 volumes escritos em braile, para que os portadores de deficiência visual tenham acesso ao Livro Sagrado. A edição contém todos os livros que são usados, tanto no credo católico quanto no evangélico, e foi confeccionada através de convênio de doações de materiais pela Sociedade Bíblica do Brasil. Os livros foram repassados para a Associação de Deficientes Visuais e Amigos de Sinop (ADEVAS).
Por meio do acesso facilitado ao Livro Sagrado, o programa “Bíblia em Braile” promove a autonomia e a integração social, oferecendo amparo espiritual e incentivando a pessoa com deficiência visual a desenvolver de forma fluente a leitura e escrita em braile. Além disso, o programa desenvolve ações – também extensivas a seus familiares – de apoio, informação, orientação e encaminhamento, com foco na qualidade de vida, exercício da cidadania e inclusão na vida social.
“Mais do que um direito conquistado, o acesso à Bíblia em um formato adequado vem atuando na área preventiva, possibilitando o resgate de valores, a recuperação da autoestima e o fortalecimento dos vínculos familiares desse público. Ao estimular o aprendizado, o projeto promove a reflexão sobre questões relacionadas à garantia de direitos, cidadania, inclusão social e potencialidades individuais e sociais, prevenindo situações de risco, exclusão e isolamento”, explica Rose Santos, Analista de Projetos Sociais, da Sociedade Bíblica do Brasil (SBB).
“Nós enquanto administração pública, recebermos esse exemplar da bíblia em braile, é muito significativo, pois representa inclusão social, facilita o desenvolvimento cultural, oferecer apoio espiritual, estimula a alfabetização e promover a integração da pessoa com deficiência à vida comunitária, e permite que o cego tenha autonomia na leitura das Escrituras”, frisou a gestora.
A Associação de Deficientes Visuais e Amigos de SINOP (ADEVAS), recebeu os exemplares com muita alegria e gratidão, “Atualmente 80 pessoas com deficiência visual são cadastrados na associação, e vários associados ficavam tristes por não terem acesso à bíblia em braile. E hoje estarmos recebendo a bíblia completa é motivo de muita comemoração para todos nós da associação”, destacou Carlos Henrique Maciel, assistente administrativo da ADEVAS.
A Sociedade Bíblica do Brasil (SBB), fundada em 1948, é uma associação civil, sem fins lucrativos, entidade beneficente de assistência social, que tem como missão promover a transformação e o desenvolvimento integral do ser humano por meio de ações socioassistenciais.
Também participaram da solenidade, o Presidente da Câmara, Vereador Elbio Volkwies, Vereador Professor Hedvaldo Costa, a Vereadora Professora Graciele, e diversas autoridades religiosas.