A Prefeitura de Sinop representada pelas Secretarias Municipais de Obras e Serviços Urbanos e de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, bem como empresários, produtores rurais, comunidade em geral e Corpo de Bombeiros Militar se uniram no combate a um incêndio de grandes proporções registrado na tarde de quarta-feira (18), na região do Loteamento Alto da Glória.
Devido à intensidade do incêndio, a aeronave do Corpo de Bombeiros, com capacidade de despejar até três mil litros de água por vez, foi utilizada para intensificar o combate. Maquinários agrícolas, caminhões pipas e tratores de produtores rurais e de empresários da região foram usados para fazer aceiros e lançamento de água. O fogo atingiu áreas rurais de pastagem e uma pequena faixa de mata preservada.
“Assim que recebemos a informação do incêndio mobilizamos a equipe das duas pastas (Obras e Meio Ambiente) e nos deslocamos para região. Com apoio dos empresários da região, moradores e a aeronave do Corpo de Bombeiros e seu efetivo, conseguimos combater as chamas. Foi bastante trabalhoso porque estamos em um período bastante seco e o vento estava relativamente intenso”, comentou a secretária de Meio Ambiente, Ivete Mallmann.
Ivete lembra ainda que a umidade relativa do ar em todo o estado de Mato Grosso está crítica, em decorrência do período de seca que o estado enfrenta e que pede “que a população nos ajude evitando lançar qualquer material que possa provocar incêndios, como cigarros acesos, vidros ou até mesmo atear fogo em capim, folhas ou qualquer outro material”.
Em Sinop, a mínima bateu em 12% e a máxima não ultrapassou os 40%, de acordo com os dados do Instituto Clima Tempo. Segundo a meteorologia há previsão de pancadas de chuva de baixa intensidade para o município de Sinop, com chances de 67%, para a quarta, quinta e sexta-feira da próxima semana, dias 25, 26 e 27 de agosto. Com isso, a umidade relativa do ar deve aumentar e os incêndios devem diminuir.