O setor de agricultura familiar, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, realiza atendimentos em várias propriedades em Sinop. Os serviços oferecidos são diversos, como o suporte médico veterinário, de engenharia agrônoma e técnico agrícola. De janeiro a dezembro de 2021, a assistência técnica da prefeitura realizou 577 atendimentos aos pequenos produtores de Sinop.
A comunidade Felicia é um dos locais em que a assistência atua. Os pequenos produtores apresentam as suas demandas, a equipe realiza o agendamento e posteriormente a visita.
“Cantinho do céu” é uma das propriedades atendidas. Já na entrada são observadas variedades de flores e inúmeras árvores frutíferas. O produtor João Santino lembra que o nome da propriedade foi escolhido após uma coincidência. Ele comentou com a esposa sobre darem o nome de “Cantinho do Céu”, por já terem trabalhado anteriormente em um local de mesmo nome, no entanto, não levaram à sugestão a diante. Um tempo depois, receberam a visita da veterinária da prefeitura Gracielle Batista, e do técnico Valdir de Oliveira. Vários nomes foram sugeridos na oportunidade, e um dele foi, justamente, “Cantinho do Céu”, confirmando assim, a escolha do nome da propriedade.
“Sonho meu”, da senhora Rosângela Nogueira, é outra propriedade atendida pela equipe. O local possui um “aviário” de pequeno porte e é muito bem organizado. Na propriedade a equipe realiza o apoio técnico na criação de galinhas, que por dia chega produzir de doze a treze dúzias. Rosângela explica que as orientações são de grande valia, visto que em alguns assuntos ela não tem experiência, como o protocolo de vacina, por exemplo. “Sobre a questão de limpeza, algumas dicas de doenças que eu estava com dúvida. Eu fiquei feliz que eu posso contar com a equipe”, frisa.
Além do aviário, a propriedade tem plantação de algumas frutas. A proprietária explica algumas dificuldades na produção dos cítricos. A orientação técnica está sendo feita na poda, adubo e aplicação de veneno. “Então, eu vi nele (técnico Valdir) um caminho aberto onde eu possa buscar essa solução. Ele se colocou a disposição para vir nos ajudar, para o que for necessário. Claro que o tempo é curto, mas as orientações estão me ajudando muito, eu já estive fazendo alguns testes, do que já foi falado. Estou feliz porque eu posso buscar ajuda bem mais próximo, isso é gratificante”.
Para receber esse atendimento de assistência técnica ou atendimento clínico, o munícipe pode fazer a solicitação pelo telefone (66) 3520-7585 ou presencialmente. Os atendimentos de caráter preventivo serão agendados, já os de atendimentos clínicos de urgência serão atendidos no mesmo dia, de acordo com a disponibilidade dos profissionais.