Criado em 2012, por meio da Lei nº 1658, o Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial, atua deliberando e fiscalizando políticas públicas, programas, projetos e ações voltados à promoção da igualdade racial em Sinop. Além disso, o Conselho também realiza orientações normativas e consultivas sobre as temáticas voltadas à igualdade racial no município.
O trabalho do CMPIR é diário, mas ganha ainda mais forças no mês de novembro, em que se é celebrado o Mês da Consciência Negra. “Neste mês de novembro o conselho participou de várias ações realizadas no ambiente escolar municipal, estadual e universitário. Em parceria com a Secretaria de Assistência Social, Trabalho e Habitação, o Conselho ainda desenvolveu atividades alusivas a data em todos os CRAS e no CREAS em Sinop. Nesses espaços de debates e palestras, foi enfatizado a importância de refletir sobre a inserção da população negra em todos os espaços do município, e destacamos alguns episódios que são configurados como racismo, injúria racial, preconceito e discriminação”, explicou a presidente do CMPIR, Márcia Ana Nascimento.
Márcia destacou ainda que além de promover essa reflexão, o Conselho de Promoção da Igualdade Racial em Sinop também atua na garantia do cumprimento das leis existentes.
CONSCIÊNCIA NEGRA
O Dia da Consciência Negra é celebrado em 20 de Novembro no Brasil e é dedicado à reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira.
A data foi escolhida por coincidir com o dia da morte de Zumbi dos Palmares, em 1965. O Dia da Consciência Negra é uma data para se lembrar da resistência do negro à escravidão de forma geral, desde o primeiro transporte forçado de africanos para o solo brasileiro.
Algumas entidades como o Movimento Negro e os Conselhos de Igualdade Racial, organizam palestras e eventos educativos, visando principalmente crianças negras, com o objetivo de evitar o desenvolvimento do auto-preconceito, ou seja, da inferiorização perante a sociedade.