Sinop sedia exposição de artesanato sustentável feito por mulheres da zona rural

Iniciativa reúne peças exclusivas produzidas manualmente por artesãs da zona rural; evento gratuito na Escola Municipal de Artes terá comercialização direta e café especial.

O talento das mulheres do campo e a transformação de resíduos agrícolas em peças de alto valor estético ganham espaço no calendário cultural do Norte do estado.

No próximo sábado (10), das 13h às 18h, a Escola Municipal de Artes (EMA), em Sinop, sedia a 1ª Exposição Mulheres de Fibra, com entrada gratuita.

Realizada pela Diretoria de Turismo em parceria com o Instituto Mulheres de Fibra, a feira vai apresentar e comercializar objetos utilitários e decorativos — como cestos, bolsas, chapéus e utilidades para o lar — confeccionados 100% à mão a partir da fibra do tronco da bananeira.

Economia criativa e identidade rural

O processo artesanal engloba desde a extração e o tratamento da fibra vegetal no meio rural até o trançado final, garantindo peças exclusivas e sustentáveis:

  • Sustentabilidade no campo: A reutilização da fibra de bananeira transforma o que seria descartado no manejo agrícola em fonte de renda e inovação para famílias da área rural;

  • Geração de renda e autonomia: Além da exposição, o público poderá adquirir as peças diretamente com as criadoras, incentivando o consumo consciente e a produção artesanal local;

  • Programação e café especial: Os visitantes serão recepcionados com um café às 14h, pensado para aproximar a comunidade urbana das histórias e vivências das artesãs.

Google Notícias
Siga o CenárioMT

Receba em primeira mão nossas notícias, tendências e exclusivas.