Nos dias 23 e 24 de maio, em Cuiabá, o Seminário da Escola de Escola de Formação em Esporte e Lazer debate conteúdos que ajudarão no desenvolvimento e implantação de políticas públicas para o setor esportivo em Mato Grosso. O evento é uma iniciativa do programa de qualificação implantado pela Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT) em parceria com a Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat).
“O Seminário representa o início operacional de um sonho, que é a escola de formação em esporte e lazer. E pela qualidade dos palestrantes e das discussões realizadas, essa etapa será um sucesso. Contamos com a participação dos gestores e agradecemos ao Governo do Estado por contribuir com o desenvolvimento e qualificação do nosso povo”, enfatiza o secretário da Secel, Jefferson Carvalho Neves.
Com a participação de gestores municipais, profissionais e pesquisadores, o encontro busca promover redes de colaboração e ações intersetoriais, aproximando demandas, proposições e práticas exitosas desenvolvidas no Estado e no país.
De acordo com o professor Riller Reverdito, que representa a Unemat na coordenação da Escola, é uma oportunidade para reunir gestores públicos e conectar as demandas dos municípios das diferentes regiões de Mato Grosso.
“Teremos a possibilidade de conhecer as demandas dos gestores municipais e, a partir dessas demandas, levar soluções pensando na gestão do esporte e lazer do nosso Estado. Nossa expectativa é que estejam presentes representantes dos 141 municípios”, informa Reverdito, que também coordena o Centro Interdisciplinar de Pesquisas em Esporte e Exercício Físico (CIPEEF/Unemat).
O link para inscrição no Seminário foi enviado diretamente aos gestores municipais de Esporte e Lazer. Caso não tenha recebido, o gestor pode entrar em contato com equipe da Escola de Formação em Esporte e Lazer, pelo telefone +55 66 9699-8944 (Pablo Morais) ou e-mail: efel.mt@unemat.br
Programação
A programação inclui conferências e palestras sobre Esporte para Todos, políticas públicas do Governo Federal, indicadores e perspectivas da formação esportiva em Mato Grosso e gestão do esporte nos estados e municípios brasileiros. Haverá também mesas redondas para debater a excelência esportiva em Mato Grosso, o esporte nas várzeas e nas ruas, e os contextos sociológicos das políticas públicas do esporte e lazer.
As atividades serão conduzidas por gestores e especialistas na área, dentre os quais a diretora de Esporte Amador, Lazer e Inclusão Social do Ministério do Esporte, Rejane Penna Rodrigues; o judoca e medalhista olímpico, Flávio Canto; o secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, Allan Kardec; e os secretários da Secel, Jefferson Carvalho Neves e David Moura.
Também participam dos debates os representantes do Instituto de Pesquisa de Inteligência Esportiva da Universidade Federal do Paraná (IPIE/UFPR), Fernando Mezzadri, Wanderley Marchi Júnior e Katia Marchi.
O Seminário terá início na terça-feira (23.05), com programação aberta ao público a partir das 14h, que inclui conferências e mesa redonda. Pela manhã, ocorre uma reunião fechada entre representantes da Secel, do Ministério do Esporte, da Escola de Formação e secretários municipais de Esporte e Lazer.
Na quarta-feira (24.05), a agenda recomeça às 8h e prossegue até às 18h, com conferências, mesas redondas e palestras.
Toda a agenda será realizada no Hotel Fazenda Mato Grosso, em Cuiabá. Confira a programação completa no site www.secel.mt.gov.br/eventos-esportivos
A Escola
A Escola de Formação em Esporte e Lazer é um programa de qualificação gratuito com atividades direcionadas a profissionais da área e gestores de municípios mato-grossenses. Sua implantação integra as metas e estratégias da Lei 11.551/2021, que dispõe sobre o Plano Estadual de Esporte e Lazer.
Criada em 2020 pela Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT), a Escola garantiu cursos online no período da pandemia, durante a etapa preliminar. A partir de 2023, por meio de termo de fomento com a Fundação de Apoio ao Ensino Superior Estadual (Faespe/Unemat), a parceria com a Universidade do Estado de Mato Grosso possibilitou avanços para atender demandas por regiões do Estado.
O programa inclui seminários, cursos presenciais e à distância, disseminação de boas práticas e criação de uma rede de suporte em todo o estado. Dentre os objetivos estão ainda a realização de diagnóstico do esporte e lazer nos municípios e a democratização do acesso ao conhecimento produzido na área.