A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT), por meio da gerência do Parque Estadual Serra Azul, executa as ações estratégicas de prevenção e combate a incêndios florestais no parque estadual Serra Azul e na APA Pé da Serra Azul, em Barra do Garças.
As ações que são estabelecidas no Plano de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais (PPCIF), vem sendo desenvolvidas desde 2016 até os dias de hoje. A cada ano as ações são aprimoradas para conscientizar a população sobre a importância de preservar o meio ambiente tanto no interior do parque, quanto dentro dele.
O período proibitivo de queimadas na zona rural em Mato Grosso será de 1 de julho e segue até 30 de setembro.
Sobre o Plano
O plano conta com parcerias para a implementação de suas ações no Parque. Todo o trabalho se estrutura na coleta de informações e realização de monitoramentos ambientais do cotidiano e são intensificados durante o período de seca.
A fiscalização conta também com câmeras e drones que monitoram as áreas de uso público, trabalhos de mídia que ajudam na divulgação de resultados e na propagação da informação, além de reuniões com parceiros do parque.
O termo de cooperação com a prefeitura local, disponibiliza servidores que ajudam em áreas de visitação e manutenção do parque. Dentre as parcerias estão a Policia Militar, Força Aérea Brasileira, Corpo de Bombeiro Militar e o Exercito Brasileiro.
A Brigada do parque é formada por cinco brigadistas, um coordenador operacional (Bombeiro Militar), um chefe de brigada e três funcionários contratados via associação dos amigos dos animais. As ações são realizadas com apoio de Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público Estadual.
“Pretendemos, ainda em 2020, intensificar o monitoramento e fiscalização presencial, fazer blitz e campanhas educativas com o uso dos drones e câmeras, seguir o PPCIF e as manutenções do parque, bem como realizar a manutenção das estradas em parceria com a prefeitura municipal de Barra do Garças”, destaca a gerente do Parque Estadual Serra Azul, Cristiane Schnepfleitner.