O Parque da Família, localizado na Avenida Juliano da Costa Marques, passa por uma readequação completa para aproximar a comunidade das atividades de lazer em Cuiabá.
Em vistoria técnica realizada neste sábado (22), o prefeito Abilio Brunini e o vice-governador Otaviano Pivetta vistoriaram os novos equipamentos do espaço de 32 mil metros quadrados.
A intervenção recebeu um aporte de R$ 400 mil, fruto de uma parceria entre a Prefeitura de Cuiabá e o Governo do Estado. A meta é atender a demanda dos bairros Bela Vista, Canjica e Terra Nova.
Aposta na abertura total e fim dos cercamentos
A grande mudança conceitual do projeto foi a remoção das grades de proteção do entorno do parque. A ideia foi integrar o espaço diretamente com a malha urbana, mantendo o cercamento exclusivamente nos trechos de divisa com vias de tráfego intenso para garantir a segurança dos frequentadores.
-
Futebol Society: Instalação de campo de grama sintética com refletores de LED, destinado ao uso gratuito da comunidade e a projetos de iniciação esportiva, como o ‘Bom de Bola, Bom de Escola’;
-
Acessibilidade para Terceira Idade: Academia ao ar livre com aparelhos específicos para idosos e pisos emborrachados em áreas de convivência;
-
Playground Temático: Parque infantil equipado com seis brinquedos inspirados na fauna regional;
-
Novas Modalidades: A inclusão de quadras de areia ao projeto original estendeu o prazo de entrega final das obras em 30 dias.
Videomonitoramento e combate à vulnerabilidade
Para coibir o vandalismo e garantir a segurança nas caminhadas diárias, a gestão anunciou a instalação de câmeras de monitoramento integradas e o reforço na iluminação pública. A limpeza contínua e a manutenção do mobiliário urbano serão de responsabilidade da Limpurb.
A reestruturação busca também afastar jovens de situações de risco social por meio do esporte, oferecendo infraestrutura para os projetos comunitários de escolinhas de futebol que atuam na região Norte.
Receba em primeira mão nossas notícias, tendências e exclusivas.